Esporte

Obras em aeroportos para a Copa só começam no próximo ano

Publicado em 20/03/2011, às 12h23   Redação Bocão News



Nove obras de oito aeroportos do Mundial de 2014 serão iniciadas somente em 2012, a aproximadamente um ano da abertura da Copa das Confederações. É o que aponta cronograma divulgado pela Infraero. Segundo a estatal, no total, serão 23 obras nos 13 aeroportos da Copa do Mundo. Cinco já estão em andamento e outras nove têm data de início marcada para 2011.

Na comparação com outros três cronogramas divulgados pela Infraero – em março, maio e novembro de 2010 –, 16 obras de 13 aeroportos foram adiadas, com atraso médio de 20 meses.

O caso mais grave é o do aeroporto Eduardo Gomes, em Manaus. As obras de ampliação do terminal deveriam ter começado em janeiro de 2009, mas foram prorrogadas para novembro deste ano, após 34 meses. Mesmo com o adiamento, a Infraero manteve a data de entrega dos aeroportos. “Eventuais atrasos nas fases de licitação de projetos e obras serão compensados durante a execução da obra”, diz a empresa em nota.

De acordo com Claudemiro Santos Jr., presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco-BA), o não cumprimento dos prazos está relacionado com a falta de planejamento de médio e longo prazo, que deveria ter sido pensado quando o Brasil foi escolhido para sede da Copa, em 2007.

Atualmente, apenas os aeroportos de Viracopos (Campinas), São Paulo (Guarulhos), São Gonçalo do Amarante (RN) e Galeão estão em obras. Em Campinas, porém, as duas maiores intervenções, orçadas em R$ 737 milhões, também só terão início em 2012.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp