Esporte

Amigo próximo de surfista baiano que morreu em Portugal faz relato emocionante; confira

Divulgação/Enrique Rodriguez
Márcio Freire morreu nesta quinta-feira (5), em Portugal, após cair de uma grande onda  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Enrique Rodriguez

Publicado em 05/01/2023, às 17h43   José Ivan Neto



Morreu nesta quinta-feira (5), o lendário surfista de ondas gigantes Márcio Freire, aos 47 anos, em uma praia do Norte, em Nazaré, Portugal.  O baiano sofreu um acidente ao descer um de onda e não resistiu aos ferimentos.

O óbito foi declarado ainda na praia, após nenhuma das manobras de suporte terem efeito no atleta, que sofreu uma parada cardiorrespiratória. De acordo com a imprensa portuguesa, o corpo será transportado para o Instituto de Medicina Legal de Leiria. 

O amigo do surfista, Vinicius dos Santos, em entrevista ao Globo Esporte, informou que chegou à praia sem conhecimento do acidente, e após notar a movimentação, viu o veterano sendo atendido. "Eu estava indo surfar e, quando cheguei na praia, vi o movimento do carro de salva-vidas, de resgate. Vi uma movimentação que parecia uma ressuscitação. Larguei a prancha e saí correndo. Quando eu vi, era o nosso amigo. Todos tentaram trabalhar junto com ele. Não teve um momento de pausa, todo mundo fez o que pôde", relembrou Vinicius. 

Ainda na entrevista, o amigo recordou os momentos icônicos da carreira de Márcio, e de como o surfista é uma inspiração para toda uma geração. "O Márcio acabou nos deixando. Ele foi uma inspiração para a minha geração de surfista. Ele nos fez acreditar que era possível, juntamente com o Danilo (Couto) e com o Yuri (Soledade), os Mad Dogs. Eles desbravaram Jaws na remada, o que ninguém acreditava. Eu era menino, isso me motivou, me fez acreditar no meu sonho. Estou digerindo isso. Era uma pessoa próxima. Somos surfistas de ondas gigantes. O legado do Márcio será eternizado, ele influenciou uma geração e vai continuar influenciando, porque a história dele está aí". 

"Fiquei chocado, mas não deixei de tentar ajudá-lo. É aceitar, rezar e apoiar os amigos aqui" finalizou o amigo em entrevista ao Globo Esporte. 

Thiago Jacaré, outro amigo de Márcio e que estava com o surfista ainda nesta quarta-feira (4), na Praia do Norte, também prestou suas condolências ao ídolo. "Descanse em paz meu grande amigo @marciofreiremaddog. Mais que um ídolo, um verdadeiro herói e exemplo de pessoa, sentirei muito sua falta.

“Chegou do Hawaii, veio direto pra Jaguaruna, encarou a Laje como poucos, tatuou o Jaguaboys no corpo e fez um legado de amigos na nossa região. Vá com Deus meu amigo”, escreveu na legenda do post.

Parceiro de longa data de Freire, o surfista Yuri Soledade também homenageou o amigo nas redes sociais: "Pra sempre em nossos corações", escreveu em seu perfil do instagram. 

yuri

A ex-atleta profissional de surfe Carla Circenis também fez questão de publicar uma foto em que aparece com Marcio. "Ser de Luz, virou Anjo! Nas ondas de Nazaré, agora nos braços da Virgem Maria", escreveu na legenda da publicação.

carla

O surfista português Nic von Rupp contou que viu o amigo surfar momentos antes do acidente. "Hoje o vi surfar o dia inteiro em Nazaré com um imenso sorriso no rosto... Vou lembrar dele com esse sorriso. Descanse em paz Marcio Freire e minhas condolências à família", desabafou.

nick

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp