Esporte

BNews Summer: saiba os cuidados que os jogadores do Bahia têm durante o verão para evitar lesões, fadiga e desidratação

Felipe Oliveira / EC Bahia
Para o jogador de futebol, durante o verão é necessário bastante cuidado principalmente com hidratação e alimentação  |   Bnews - Divulgação Felipe Oliveira / EC Bahia
Bruno Guena

por Bruno Guena

[email protected]

Publicado em 16/01/2023, às 12h00


FacebookTwitterWhatsApp

O verão é a estação preferida dos brasileiros. É nesse período que as praias ficam cheias e as pessoas aproveitam também para praticar atividades físicas ao ar livre. Para o jogador de futebol, na alta estação é necessário bastante cuidado principalmente com hidratação e alimentação.

Pensando nisso, a reportagem do BNews resolveu preparar um material especial falando sobre os cuidados que devemos ter nessa época do ano.

De acordo com o preparador físico do Esporte Clube Bahia, João Dourado Neto, a hidratação é intensificada e os horários de treino também são modificados em razão da incidência do sol.

" A preparação física difere das outras estações no sentido da hidratação. É o período mais quente, por isso, precisa ser mais rigorosa, mais intensa. O horário do treino muda por conta da incidência do sol. A depender da fadiga, há algumas pausas a mais nos treinos para a hidratação", disse ele.

Além disso, quando questionado sobre a diferença entre a preparação dos atletas de base e profissional, Dourado afirmou que há um "planejamento de longo prazo" para que os jovens promissores adquiram maturação e condicionamento físico para suportar a rotina de treino do profissional.

"Basicamente os atletas de base precisam ter uma programação diferente por conta da idade, da maturação, do corpo. Torna-se um planejamento de longo prazo. Já no profissional, um atleta mais maduro (teoricamente) é um atleta mais formado, cujo corpo responde de forma diferente. Até a maturidade em alguns tipos de exercícios tem diferença, sim. O objetivo do atleta da base é chegar no profissional, por isso já os preparamos para carga que os profissionais exercem em sua carreira", afirmou.

O fisioterapeuta também deixou algumas recomendações para quem deseja começar a praticar uma atividade física. Antes de qualquer coisa, é necessária uma avaliação médica com o objetivo de descartar "qualquer doença pregressa, principalmente quem tem histórico na família, doença cardiovascular".

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

"Portanto, a avaliação médica é imprescindível para excluir qualquer risco de saúde ou qualquer problema mais sério. Então, avaliação médica seguida de avaliações físicas e orientação profissional para que haja sucesso nos objetivos das atividades", concluiu José Dourado

Dicas alimentares para o verão

O nutricionista do clube, Ícaro Challegre, falou sobre a importância de uma boa alimentação e as mudanças fisiológicas que o corpo sofre com a chegada do verão.

"O verão é sinônimo de férias para muita gente. Nesta época, o refúgio das pessoas para as praias e piscinas é grande, sem horário para dormir, nem acordar e muito menos para se alimentar. As mudanças fisiológicas com a chegada do verão devem ser ajustadas a uma alimentação especial e a melhor forma de contornar o problema é investir em alimentos de fácil digestão como verduras, frutas e carnes magras".

Alguns alimentos são considerados vilões e precisam ser evitados na alta estação, pois, deixa o metabolismo mais lento. "Como no verão a tendência do nosso organismo é manter o metabolismo mais lento, devemos ficar atentos e evitar alimentos como feijoadas, dobradinhas, frituras e gorduras em geral", disse Ícaro.

Uma alimentação rica em frutas e verduras é importante para quem deseja ter uma rotina saudável e um resultado positivo das práticas de atividades físicas. "No verão, dê preferência as gorduras boas que são encontradas no abacate, coco, ovos, castanhas, linhaça e chia. Frutas, verduras, legumes, pois, são ótimas fontes de vitaminas, minerais e fibras. Além de serem refrescantes e combinam com a alta temperatura da estação. Consuma à vontade, folhas verdes e legumes de preferência crus. Dê preferência aos azeites, limão e vinagre", disse Challegre.

Além disso, os cereais e as carnes magras também podem ser aliados nessa fase. "Prefira os cereais integrais que combinam com as saladas e pratos frios, em geral. Na hora de comprar, opte pelos pães, cereais matinais, arroz e massas integrais ao invés do tipo branco. As carnes magras são mais indicadas nessa época, pois são mais facilmente digeridas evitando desconfortos gástricos", finalizou o nutricionista.

Era City, novos reforços e elevação do futebol

O Bahia inicia a temporada 2023 tendo seu futebol administrado pelo City Football Group, o maior conglomerado de gestão de futebol do mundo. Isso aconteceu após os sócios-torcedores aprovarem a criação da Sociedade Anônima do Futebol (SAF), e da venda de 90% da sociedade ao Grupo City.

O resultado foi expressivo: 98,6% aprovaram o acordo. A expectativa do torcedor tricolor é de que o clube eleve seu patamar e dispute com os principais clubes do país.

Uma verdadeira "faxina" foi feita no elenco. Até o momento foram 16 jogadores dispensados: Dênis Jr, Luiz Henrique, Marcinho, Luiz Otávio, Didi, Ignácio, Zé Vítor, Gabriel Noga, Emerson Santos, Falcão, Gregory, Rodallega, Ytalo, Davó, Igor Torres e Raí.

Além disso, foram anunciados 12 reforços para a temporada 2023. São eles: Marcos Felipe, David Duarte, Raul Gustavo, Gabriel Teixeira, Kayky, Cicinho, Diego Rosa, Everaldo, Jhoanner Chavez, Nicolás Acevedo, Marcos Victor e Kanu.

O clube será comandado nessa temporada pelo técnico português Renato Paiva. O departamento de futebol do Esquadrão será liderado por Carlos Eduardo Santoro.

Com o investimento que o Grupo City está realizando, o objetivo do clube é de fazer uma temporada segura e brigar pelos títulos do Campeonato Baiano e Copa do Nordeste.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp