Esporte

Brasileirão A-2: Time feminino do Bahia inicia caminhada pelo acesso neste fim de semana

Letícia Martins/EC Bahia
Após reformulação no elenco, Mulheres de Aço do Bahia disputam Brasileirão A-2 em busca do acesso  |   Bnews - Divulgação Letícia Martins/EC Bahia
Douglas Santana

por Douglas Santana

[email protected]

Publicado em 12/04/2024, às 20h20


FacebookTwitterWhatsApp

Rebaixado mais uma vez para o Brasileirão Série A-2, o time feminino do Bahia buscará o retorno à elite do futebol brasileiro na temporada 2024. A caminhada pelo acesso começará neste domingo (14), às 16h, contra o Real Brasília, no Estádio Metropolitano de Pituaçu – com entrada gratuita.

➡️ Receba as notícias do Bahia no canal do BNews pelo WhatsApp

Técnica do Bahia, Lindsay Camila
Técnica do Bahia, Lindsay Camila - Foto: Letícia Martins/EC Bahia

Além da reformulação do elenco feminino, as Mulheres de Aço do Bahia contam com uma nova comandante: Lindsay Camila, que foi destaque na Ferroviária-SP ao ser campeã da Libertadores Feminina. A técnica tricolor deu coletiva no CT Evaristo de Macedo e falou sobre a expectativa pela estreia.

Acho que estreia sempre tem um pouquinho do nervosismo. Na estreia a gente sempre fica naquela expectativa de um novo modelo de jogo, uma nova comissão. E pela primeira vez a gente teve tanto tempo para trabalhar que a gente fica todo ansioso para o jogo. Acho que a ansiedade é geral, da comissão, das atletas, mas é uma ansiedade boa, porque a gente treina para o jogo", comenta.

♻️ Reformulação no elenco

Atacante Kamile, um dos novos reforços das Mulheres de Aço do Bahia
Atacante Kamile, um dos novos reforços das Mulheres de Aço do Bahia - Foto: Letícia Martins/EC Bahia

Buscando retornar para o Brasileirão A-1, o Bahia contratou 13 atletas para disputa da segunda divisão. Além disso, quatro atletas que disputaram o Campeonato Brasileiro sub-17 foram incorporadas ao elenco: Lara, Vivian, Lorena Melo e Lorena Conceição.

📋 Confira as contratadas:

  • Yanne, de 21 anos, se destacou no time sub-20 da Ferroviária, desde a temporada de 2020. A jogadora conquistou uma Libertadores e um Paulista. Ela chega ao Esquadrão com contrato de dois anos.
  • Luana jogou no Esquadrão na temporada de 2020/2021 e agora retorna por mais um ano após passagem pelo Atlético-MG. No time de Belo Horizonte, Luana disputou 17 jogos e marcou quatro gols.
  • A lateral Liriel vem do Red Bull Bragantino. Aos 20 anos, ela fez 11 jogos pelo time paulista e foi revelada na base do Internacional. Chega com contrato de um ano.
  • Nágila, de 28 anos, começou sua carreira em 2015, no São Francisco do Conde, time baiano. Nas temporadas de 2020 e 2021, a goleira defendeu o Bahia. Ela retorna à Salvador após dois anos no Fluminense. A atleta assinou contrato até o final de 2025.
  • Venezuelana, Hilary está no Brasil desde 2019. A atleta de 24 anos iniciou sua carreira em solo brasileiro no Iranduba, de Manaus. Defendeu o Atlético-MG em duas temporadas (2021 e 2022) e chega ao Bahia após um ano no Athletico-PR. O contrato de Hilary é de um ano.
  • Aos 20 anos, Raissa foi destaque do sub-20 da Ferroviária em 2023. Ela disputou 22 jogos e marcou sete gols. A atleta também atuou pela equipe profissional do clube paulista. Em 2019, a atacante fez parte do time sub-18 do Bahia. Ela retorna ao Esquadrão com contrato de um ano.
  • Experiente lateral esquerda, Thais Prado tem 29 anos e estava no Athletico-PR desde 2020. Foi revelada na portuguesa.
  • Treyci, meia de 25 anos, iniciou a carreira profissional no Criciúma e depois seguiu para o Napoli-SC e Athletico-PR. Nas duas últimas temporadas, Treyci defendeu o Botafogo, onde disputou 31 partidas.
  • Nascida no Panamá, a zagueira Wendy terá a primeira experiência no Brasil. Nas duas últimas temporadas, ela defendeu as cores do América de Cali. No ano passado, disputou a Copa do Mundo feminina, e entrou em campo em três partidas.
  • Uruguaia, a meia Angela Gomes, de 21 anos, fez carreira no Nacional, onde jogou desde 2020. Com a camisa do Esquadrão, terá a primeira experiência no futebol brasileiro.
  • Experiente meia de 26 anos, Jaqueline defendeu o Fortaleza nas últimas três temporadas. Antes, teve passagem pelo Athletico-PR.
  • A atacante Letícia, aos 22 anos, foi destaque no América-MG. Nas duas últimas temporadas, ela marcou 16 gols em 21 jogos.
  • Kamile Loirão, de 21 anos, se destacou na base do Internacional e em 2023 esteve no time sub-20 do Corinthians. No clube paulista, disputou 10 jogos e marcou cinco gols.
Então a nossa, não sei dizer expectativa, mas a nossa vontade é para que esse jogo comece logo. Fizemos alguns jogos amistosos, nos preparamos, tentamos colocar em prática tudo que a comissão vinha trabalhando, então acho que domingo vai ser um dia bom", projeta Lindsay sobre o jogo contra o Real Brasília.

📅 Calendário pelo acesso

Lindsay Camila em ação no treino das Mulheres de Aço
Lindsay Camila em ação no treino das Mulheres de Aço - Foto: Letícia Martins/EC Bahia

Na primeira fase, as Mulheres de Aço do Bahia jogarão sete partidas pelo Grupo A. O torneio conta com 16 times, divididos em dois grupos de oito. Os quatro melhores de cada chave avançam para o mata-mata até definir os quatro que sobem para Série A-1 e as finais para decidir o time campeão.

De acordo com o calendário da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a primeira fase vai até 26 de maio. As quartas de final será disputada 8 e 16 de junho e a Série A-2 está prevista para terminar no final de semana do dia 20 e 21 de julho.

Então, eu acredito que eu fui contratada, nossa comissão toda foi contratada para que o acesso viesse. Então, o primeiro objetivo, sim, é o acesso e isso já começa no jogo de domingo. Respeitando muito a equipe do Minas Brasília, que é uma equipe que já jogou a primeira divisão, que tem uma estrutura muito boa e que vem forte para essa competição também para subir. Então, é respeitando o adversário, mas sabendo que a gente tem que trabalhar muito para poder conseguir esse resultado do domingo", finaliza Lindsay Camila.

🎥  Confira abaixo o programa Arena BNews, edição desta sexta-feira (12):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp