Esporte

Como chegam Bahia e Vitória para o Ba-Vi pela Copa do Nordeste

Montagem: Pietro Caapi/EC Vitória e Felipe Oliveira/EC Bahia
Ba-Vi pela Copa do Nordeste acontece comtorcida únida do Bahia  |   Bnews - Divulgação Montagem: Pietro Caapi/EC Vitória e Felipe Oliveira/EC Bahia
Luiz San Martin

por Luiz San Martin

[email protected]

Publicado em 04/03/2023, às 18h30 - Atualizado às 18h31



O segundo e possivelmente último Ba-Vi do ano acontece no próximo domingo (5), na Arena Fonte Nova, com torcida única do Bahia, pela Copa do Nordeste. O jogo tem caráter decisivo para ambas as equipes, uma vez que uma derrota para qualquer um dos lados pode significar uma eliminação na primeira fase do campeonato regional.

Esse será possivelmente o último Ba-Vi do ano pelo fato do Vitória já estar eliminado do Campeonato Baiano e da Copa do Brasil, além dos times serem de divisões diferentes no Campeonato Brasileiro. Com a improvável classificação dos dois times para a segunda fase do Nordestão, já que o Bahia é o lanterna de seu grupo e o Vitória o vice-lanterna do seu, provavelmente esse será o último clássico da temporada.

O Bahia chega para o jogo após golear o Jacuipense na Copa do Brasil, por 4x1, com uma boa atuação do time comandado por Renato Paiva, mas anteriormente a equipe vinha de uma sequência de resultados ruins, sendo goleado por três oportunidades, o 3x0 contra o Fortaleza na Fonte Nova, o 6x0 contra o Sport na Ilha do Retiro e o 4x0 contra o Itabuna em Camacã (esse último jogo com o elenco sub-20).

O treinador Renato Paiva chegou a ser questionado devido ao seu estilo de jogo e a falta de adaptações táticas durante as partidas, principalmente após a goleada sofrida contra o Sport. Outro setor questionado no time foi o sistema defensivo, com falhas em jogos seguidos, o mister trocou a dupla de zaga e promoveu as entradas de Gabriel Xavier e Marcos Victor. Com a boa atuação contra o Jacuipense, o torcedor ganhou um novo ânimo.

Já no Vitória o momento é de crise. Com duas eliminações precoces já na temporada, no Campeonato Baiano e na Copa do Brasil, o time está virtualmente eliminado também da Copa do Nordeste e em caso de derrota ou empate no clássico pode ser matematicamente eliminado. 

Se dentro de campo o cenário é ruim, fora dele o cenário é o mesmo. O executivo de futebol Edgard Montemor foi demitido do clube após a derrota por 2x0 contra o Nova Iguaçu, que culminou na eliminação da competição. O presidente Fábio Mota planeja renunciar seu cargo à frente do clube após sofrer ameaças de morte contra seus filhos. O conselho deliberativo do clube convocou uma reunião extraordinária, que acontecerá na segunda-feira (6), para falar sobre a situação atual do clube.

Para o clássico, o elenco terá o reforço do goleiro Thiago Rodrigues, anunciado como novo reforço do clube na última sexta-feira (3). O jogador já teve seu nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e possui condições de jogo. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp