Esporte

Copa do Mundo: Seleções voltam atrás e desistem de usar braçadeira que combate preconceito

Federação Alemã de Futebol
Mudança de decisão aconteceu após a Fifa decretar que puniria seleções com multas por descumprimento de medida do Catar  |   Bnews - Divulgação Federação Alemã de Futebol

Publicado em 21/11/2022, às 10h20   Cadastrado por Pedro Moraes


FacebookTwitterWhatsApp

A tentativa de apoiar a causa LGBTQIA+ tal qual ao preconceito por parte das seleções europeias não teve êxito no Catar. Um grupo de sete agremiações anunciou, nesta segunda-feira (21), que seus capitães não vão mais utilizar braçadeiras específicas destas duas causas durante a Copa do Mundo do Catar 2022. A razão da mudança de plano leva em consideração as possíveis punições que seriam instauradas por parte da Fifa.

Nesse sentido, as federações de Inglaterra, Gales, Bélgica, Dinamarca, Alemanha, Holanda e Suíça poderiam ser multadas até mesmo sanções esportivas.

“A Fifa tem sido muito clara de que vai impor sanções esportivas se nossos capitães usarem as braçadeiras no campo de jogo. Como federações nacionais, não podemos colocar nossos jogadores em uma posição na qual poderiam enfrentar sanções esportivas, incluindo cartões. Então, pedimos aos capitães que não tentem vestir as braçadeiras nos jogos da Copa do Mundo”, cita a nota oficial divulgada em conjunto.

Recentemente, as braçadeiras "One Love" ganharam maior representatividade devido a possibilidade de a Fifa punir desportivamente os atletas que usassem o item nos jogos do Mundial. O atacante Harry Kane, capitão da Inglaterra, iniciaria a demonstração de apoio com a braçadeira que possui as cores do arco-íris, nesta segunda-feira (21), às 10h (horário de Brasília), no Estádio Internacional Khalifa.

“Estamos muito frustrados com a decisão da Fifa, que acreditamos que é sem precedentes. Escrevemos para a Fifa em setembro informando nosso desejo de vestir a braçadeira One Love para apoiar ativamente a inclusão no futebol, e não tivemos resposta. Nossos jogadores e treinadores estão desapontados. Eles são fortes apoiadores da inclusão e irão mostrar seu apoio de outras formas”, reforçou o comunicado em conjunto das seleções europeias.

Regulamento

Na Copa do Mundo, o regulamento aponta que a faixa de capitão integra o equipamento fornecido pela Fifa para as seleções. Contudo, outro trecho do regulamento da Copa do Mundo indica que nenhum item do uniforme ou do equipamento das seleções pode contemplar mensagens políticas ou religiosas ou comerciais. Esse detalhe pode gerar punições às seleções que desrespeitem esta norma, como por exemplo, multas.

Por essa razão, a imprensa europeia levantou essa possibilidade de que a Fifa decrete punições às seleções que apoiem a iniciativa One Love, tanto com sanções financeiras como desportivas. Um exemplo disso seria a aplicação de um cartão amarelo ao jogador que usar a braçadeira.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp