Olimpíadas

Olimpíadas: Organização proíbe postagens de gestos antirracistas nas redes oficiais do evento

Divulgação/Fernando Frazão/Agência Brasil
Bnews - Divulgação Divulgação/Fernando Frazão/Agência Brasil

Publicado em 21/07/2021, às 13h55   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O gesto da luta contra o racismo que se popularizou nos esportes, onde os atletas ficam ajoelhados antes das partidas, não poderá ser divulgado nas redes sociais, de acordo com a organização dos Jogos Olímpicos de Tóquio. A informação é do jornal inglês “The Gardian”. 

Todavia, a ordem faria menção específica à partida entre Grã-Bretanha e Chile, pelo futebol feminino, nesta quarta-feira (vitória das britânicas por 2 a 0). As jogadoras fizeram o gesto, que foi exibido normalmente nas transmissões televisivas, porém, repetido nas partidas entre os Estados Unidos e Suécia. As imagens, porém, não figuraram nas redes sociais da Olimpíada ou do Comitê Olímpico Internacional (COI).

A proibição causou surpresa em razão da flexibilização que ocorreu recentemente sobre a regra 50, que permite manifestações pacíficas nas áreas de competição, desde que não atrapalhem o andamento das partidas ou desrespeitem os adversários. 

Contudo, vale lembrar que, no pódio, as manifestações seguem passíveis de punição.

Perguntado sobre o assunto, o presidente do COI, Thomas Bach, garantiu que a manifestação é permitida. A organização dos Jogos ressaltou a transmissão irrestrita e grande audiência da competição, também sem manifestação direta sobre a suposta orientação.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp