Esporte

Roberta Santana detalha importância de novo Centro de Atenção Psicossocial no Pelourinho

Dinaldo Silva/BNews
Reforma do novo equipamento vai beneficiar moradores de 54 localidades próximas ao Pelourinho  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/BNews

FacebookTwitterWhatsApp

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, entregou a reforma do Centro de Atenção Psicossocial Gregório de Matos, no Pelourinho, em Salvador, na manhã desta quinta-feira (15). Em entrevista ao BNews, a secretária de Saúde, Roberta Santana, deu detalhes sobre a importância da obra para dependentes químicos da região.

“Aqui temos um atendimento de atenção psicossocial, então todos os dependentes químicos, de álcool e drogas, podem ser atendidos aqui nessa região do Pelourinho, dentro da nossa proposta de fortalecimento do Centro Histórico de Salvador. Ele já funcionava aqui, nós requalificamos um prédio que funcionava na antiga estrutura da Escola de Medicina, e com essa requalificação e ampliação a gente vai poder aumentar em 68% a quantidade de pessoas atendidas”, explicou.

“Nós temos também um trabalho de docência assistencial, uma parceria com a Federal, um investimento de 2,8 milhões, e aqui a gente vai poder ampliar esses atendimentos pra mais de 400 por mês. As pessoas são assistidas com atendimento psicológico e clínico. Enfermeiros, assistente social, toda parte de estrutura multidisciplinar oferecida, para todas essas pessoas da região do Pelourinho, tão importante pra gente”, continuou.

A titular da Sesab afirmou ainda que o novo Centro de Atenção Psicossocial poderá atender mais de 50 localidades da região do Pelourinho.

“A gente aprendeu que na saúde pública e no SUS não se fecha a porta pra ninguém, mas essa reforma é para atender essa região, que são 54 localidades próximas aqui ao Pelourinho. O foco principal são para as comunidades que estão ao entorno daqui do Pelourinho para que possamos fortalecer a assistência”, concluiu.

CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL GREGÓRIO DE MATOS

O Centro de Atenção Psicossocial Gregório de Matos visa promover a inclusão psicossocial de usuários em uso abusivo de substâncias psicoativas, com ou sem outros transtornos mentais associados, moradoras do Território do Distrito Sanitário do Centro Histórico de Salvador.

De acordo com o governo da Bahia, a unidade foi totalmente reformada e requalificada para melhorar o atendimento ao público e proporcionar mais conforto aos funcionários.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp