Esporte

Seleção sul-americana pode perder vaga na Copa do Catar 2022; saiba qual é

Divulgação/Barcelona de Guayaquil
Declaração de jogador da seleção do Equador sobre suposta troca de nacionalidade está sendo investigada pela Fifa  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Barcelona de Guayaquil

Publicado em 13/09/2022, às 09h15 - Atualizado às 09h16   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Uma suposta nova confissão do lateral-esquerdo Byron Castillo ganhou holofotes na última segunda-feira (12). De acordo com uma reportagem publicada pelo jornal inglês ‘Daily Mail’, um relato do jogador revelou detalhes da verdadeira nacionalidade e da data de nascimento dele. Como resultado, o caso está sendo investigado e pode excluir o Equador do quadro das seleções sul-americanas da Copa do Mundo do Catar de 2022.

Por meio do áudio, obtido pelo veículo de comunicação britânico, o qual aponta ser de autoria de Castillo, o defensor admite que nasceu em Temuco, na Colômbia, em 1995. Apesar disso, os documentos do atleta evidenciam que ele nasceu em General Villamil, no Equador, no ano de 1998.

Ainda segundo o jornal, a conversa integrou uma entrevista feita em 2019, durante uma investigação da Federação Equatoriana de Futebol (FEF). Agora, o lateral-esquerdo, atualmenteno Club León, do México, irá depor na sede da Federação Internacional de Futebol (Fifa), em Zurique, na Suíça, na próxima quinta-feira (15).

A defesa do Equador contesta e diz que Byron Castillo teve um irmão chamado Bayron Castillo, e que este homem teria nascido na Colômbia. Mas, uma vez que a falsificação seja certificada, a FEF também poderá receber uma punição. Os primeiros indícios dessa polêmica aconteceu por iniciativa do Chile.

A seleção de craques como Vidal e Vargas acionou a Fifa e entrou com um processo alegando possíveis contradições nos documentos do jogador do Club León. A entidade máxima do futebol internacional avalia o caso e vai julgar o atleta.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp