Colunas / Fatos e Pitacos

Fatos & Pitacos: Carnaval ameaçado

Divulgação
Coluna Fatos & Pitacos vai ao ar toda terça-feira no site BNews  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 29/11/2022, às 10h13   Bruna Varjão


FacebookTwitterWhatsApp

Carnaval ameaçado

.
Decreto do governo determina volta do uso das máscaras

Foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), na edição desta terça-feira (29), decreto estadual que determina as circunstâncias nas quais estará reestabelecida a obrigatoriedade do uso de máscaras. O uso de máscaras voltará a ser obrigatório em transportes públicos, tais como trens, metrô, ônibus, lanchas e ferry boat, e seus respectivos locais de acesso, como estações de embarque; em salões de beleza e centros de estética; em bares, restaurantes, lanchonetes e demais estabelecimentos similares; em templos para atos religiosos litúrgicos; em escolas e universidades; em ambientes fechados, tais como teatros, cinemas, museus, parques de exposições e espaços congêneres.

Carnaval ameaçado 2

.
Volta do uso de máscara visa reduzir avanço da Covid-19

Eventos de diversas modalidades seguem com realização autorizada. No entanto, volta a ser exigido o uso de máscara e comprovação de vacina naqueles em que haja controle de acesso e venda de ingressos. A comprovação de vacinação, em todos os casos em que é solicitada, será feita mediante apresentação do documento fornecido no momento da imunização ou do Certificado Covid, obtido por meio do aplicativo “CONECT SUS”. De acordo com a secretária da Saúde do Estado, Adélia Pinheiro, as medidas contidas no decreto visam reduzir o avanço da Covid-19 no estado. “Essas ações, que poderão ser juntadas a outras a depender da evolução da pandemia, são importantes para que a população esteja melhor protegida e para que possamos deixar todos assistidos”, afirma.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

E Neymar vai voltar!

.
Neymar deverá defender o Brasil nas oitavas

O Brasil garantiu ontem a classificação antecipada para as oitavas de final da Copa do Mundo do Catar, depois de vencer por 1 a 0 da Suíça. Pela fase de grupos, a seleção ainda enfrenta Camarões na sexta-feira (2), mas já pode se preparar para a próxima etapa. Os torcedores também poderão celebrar o retorno de Neymar, que está em tratamento para se recuperar de uma lesão no tornozelo. A previsão dos médicos da seleção era de que o craque só estaria em condições de jogar partir das oitavas. Sendo assim, é muito provável termos Neymar em campo nessa caminhada rumo ao hexa.

Médico Tufi Hassan assume presidência da Sociedade Brasileira de Mastologia

.
Augusto Tufi Hassan é o novo presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia

Foi eleito o novo presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, o médico Augusto Tufi Hassan, que assume o cargo em janeiro de 2023. “Tenho o objetivo de criar novos cursos dentro da mastologia, no sentido de oferecer um acompanhamento mais detalhado do paciente e, consequentemente, estarmos mais preparados para o mercado”, ressaltou Tufi. Além desse compromisso, o especialista acrescentou que irá liderar alguns programas sociais.

Cássio Franco realiza ações no AfroPunk

DivulgaçãoAfropunk aconteceu no último final de semana em Salvador

Maior festival de cultura negra do mundo, o Afropunk agitou o último final de semana em Salvador. A atriz Erika Januza (@erikajanuza) chegou ao evento no domingo (27), como visitante, e participou de experiências proporcionadas pela Actos, agência de promoção liderada por Cássio Franco, empresário da área de eventos e comunicação. Cassio e toda a sua equipe estiveram focados em criar estratégias para entregar resultados de forma direcionada, reunindo ações de afirmação da cultura negra. Essa foi a primeira edição completa, na América Latina, e foi realizada no Parque de Exposições. O evento contou com patrocínio do Governo do Estado da Bahia.

Meu amigo Medrado

.
Medrado lidera a Cidade Luz e é apresentador da Rádio Metrópole

José Medrado é uma figura simples, engraçada, que lidera a Cidade da Luz, desde 1978. Sou uma ouvinte assídua do seu programa "Sintonia”, da Rádio Metrópole. Mas, desta vez, escrevo sobre a minha experiência presencial no Centro Espírita. Um lugar de muita paz, emoção e alguns puxões de orelha, é verdade. Mas tudo orquestrado com o bom humor do líder espiritual. Após vivenciar a sua palestra, tomar um passe com os seus voluntários e participar de uma consulta individual com ele, recebi um direcionamento esclarecedor, que tem me ajudado a superar os momentos difíceis da vida. José Medrado possui múltiplas faculdades mediúnicas, é conferencista espírita, tendo visitado diversos países da Europa e das Américas, cumprindo agenda periódica para divulgação da Doutrina, trabalhos de pintura mediúnica e workshops.

Nizan Guanaes, obrigada!

DivulgaçãoNizan Guanaes e seu psiquiatra, Arthur Guerra lançam livro

O recém lançado livro “Você aguenta ser feliz”, escrito por Nizan Guanaes e seu psiquiatra, Arthur Guerra, é uma oportunidade de aprender a dar a volta por cima com humildade, disciplina e foco. Nizan é um profissional admirado por muitos, inclusive esta colunista que vos escreve. Após a leitura imersiva, tive a oportunidade de fazer chegar a ele um vídeo de agradecimento por tamanha inspiração. Igualmente emocionante foi poder receber suas respostas por meio de pessoas em comum que fazem parte das nossas vidas. Fortes emoções. Forte gratidão.

Urgente: campanhas de vacinação

Divulgação
É preciso ter consciência sobre a importância da vacinação

Segundo o Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass), nas últimas semanas, os casos de Covid-19 voltaram a crescer em todo o país. É preciso ter consciência sobre a importância da vacinação com todas as doses recomendadas para a sua faixa etária. O presidente do Conass, Nésio Fernandes, ressaltou a importância de o Brasil buscar um objetivo principal: alcançar ampla cobertura vacinal. “Ampla cobertura vacinal é 95% de cobertura de toda a população”, completou Fernandes. O presidente do Conass ainda defendeu campanhas de comunicação específicas para enfrentar o problema da desinformação e do medo relacionados às vacinas.

Triste realidade

DivulgaçãoAtentado em escola no ES acende alerta sobre acompanhamento de crianças e adolescentes

O atentado a tiros contra duas escolas em Aracruz, no Espírito Santo, que deixou quatro pessoas mortas e doze feridas, mostra o quanto adolescentes e jovens precisam de acompanhamento dos pais e monitoramento de professores. Segundo o pai do adolescente agressor , “ele aprendeu a atirar vendo vídeos no YouTube”. A verdade é que muitos adolescentes ficam enclausurados dentro dos seus quartos participando de jogos que incitam violência física e psicológica. É preciso uma revisão deste comportamento excludente, desagregador e de pouca interação com o meio social.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp