Geral

MPT abre inquérito para apurar acidente com operário na Pituba'

Imagem MPT abre inquérito para apurar acidente com operário na Pituba'
Em 2013, foram registrados na Bahia 48 acidentes deste tipo  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 11/01/2014, às 07h41   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O Ministério Público do Trabalho (MPT) instaurou inquérito para apurar o acidente com um operário em uma obra da empresa Fator, na quinta-feira (9). José Moreira da Costa, de 52 anos ficou ferido após cair no poço de elevador da obra Pabrad. O MPT vai analisar se o acidente foi consequência de falhas no cumprimento de normas de saúde e segurança no meio ambiente de trabalho.

Segundo o órgão, este foi o segundo incidente ocorrido na construção civil esta semana. De acordo com o procurador Luís Carneiro, coordenador regional de Defesa do Meio Ambiente de Trabalho do MPT, é preciso modificar a cultura nas empresas de construção civil no que se refere ao que determina a lei para a garantia da integridade física e mental dos trabalhadores.

O procurador afirma ainda que é preciso apurar as circunstâncias do acidente, que, segundo ele, só ocorre quando acontece uma sequência de falhas nos dispositivos de segurança previstos na legislação.

Conforme o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e da Madeira da Bahia (Sintracom-BA), no momento do acidente, José Moreira da Costa, ajudante prático da Munford Santana Construções e Serviços Ltda., estava sem o uniforme de trabalho.

Em 2013, foram registrados na Bahia 48 acidentes deste tipo, 19 a mais do que no ano anterior, quando foram computadas 29. No ano de 2010, Salvador registrou o maior acidente na construção civil, que resultou em nove mortos durante a queda de um elevador em obra da Construtora Segura Ltda., condenada em primeira instância em ação movida pelo MPT.

Leia mais:

Operário cai de andaime em obra da Fator na Pituba

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp