Geral

Apagão geral não atingiu apenas um estado; saiba qual e o motivo

Divulgação/PMBV
Estado é o único que não é conectado ao Sistema Interligado Nacional (SIN)  |   Bnews - Divulgação Divulgação/PMBV

Publicado em 16/08/2023, às 09h08   Filipe Ribeiro


FacebookTwitterWhatsApp

O apagão que atingiu 25 dos 26 estados, mais o Distrito Federal, na última terça-feira (16), deixou apenas uma única população intacta aos seus efeitos, a de Roraima. O estado é o único que não é conectado ao Sistema Interligado Nacional (SIN), que é responsável pela produção e transmissão de energia elétrica.

O Governo Federal indica que os moradores de Boa Vista e de cidades próximas contam basicamente com usinas termelétricas movidas a óleo diesel, gás natural, biomassa e uma pequena central hidrelétrica.

Roraima já cehgou a ser abastecido com a energia elétrica via Linhão de Guri, que ligava Boa Vista ao complexo hidrelétrico de Guri, em Puerto Ordaz, na Venezuela. O modelo energético aconteceu de 2001 a 2019. Após esse período, uma série de apagões aconteceu no país sul-americano, interrompendo o fornecimento para o estado brasileiro.

No início deste mês, o presidente Lula (PT) assinou uma ordem de serviço que autoriza o início das obras que vão conectar Roraima ao SIN. Ao todo, serão investidos R$ 2,6 bilhões no projeto, que vai substituir usinas termelétricas e "garantir energia confiável, limpa e renovável".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp