Geral

BNews ESG: Centro internacional de pesquisa sobre o clima será inaugurado no Rio de Janeiro

Imagem de M. Maggs por Pixabay
O Climate Hub tem como objetivo aproximar pesquisadores, compartilhar informações e desenvolver soluções para os problemas do clima  |   Bnews - Divulgação Imagem de M. Maggs por Pixabay

Publicado em 13/03/2023, às 20h42   Cadastrado por Mariana De Siervi


FacebookTwitterWhatsApp

Um novo centro internacional de pesquisa sobre o clima será inaugurado no Rio de Janeiro. O Climate Hub abrirá ainda essa semana e tem como objetivo aproximar pesquisadores, compartilhar informações e desenvolver soluções para o enfrentamento dos desafios globais e regionais oriundos das mudanças climáticas.
Com a chancela da Universidade de Columbia, de Nova Iorque, o estudo do clima contará com umas das faculdades mais prestigiadas do mundo com relação ao tema e a nova estrutura ficará no Columbia Global Center Rio.
Além disso, o novo centro de pesquisa também contará com financiamento da prefeitura do Rio de Janeiro. Segundo informações do secretário da Casa Civil, Eduardo Cavaliere, o valor investido é de US$3 milhões, o equivalente a pouco mais de R$15,5 milhões.
"O objetivo é fomentar uma pesquisa com cada vez mais qualidade e que seja capaz de orientar e influenciar a elaboração de políticas públicas que possam enfrentar os problemas decorrentes das mudanças climáticas", comentou Eduardo sobre o projeto.
Dentro do centro internacional terá quatro eixos. O primeira educação, com participação de professores da Universidade de Columbia em programas educacionais no Rio. Já o segundo, é com a organização de eventos, relacionados ao estudo do clima. Bolsas de intercâmbio serão oferecidas para pesquisadores brasileiros e, por fim, serão promovidas políticas voltadas para a questão climática nas esferas local, nacional e global.
Thomas Trebat, diretor do Columbia Global Center Rio, comentou sobre o projeto. "Vamos atuar nessas quatro grandes áreas. Há uma excelência dos pesquisadores brasileiros que é reconhecida. Eles poderão aprender, mas também ensinar muito sobre mudanças climáticas de acordo com a perspectiva brasileira.
Ele ainda falou sobre a escolha do Brasil para receber esse novo centro. "O Brasil sempre se posicionou como uma referência global em meio ambiente, mas o país andou meio afastado dessas pautas nos últimos anos. Consideramos que o momento de darmos início ao Climate Hub é muito bom, já que o país se reinsere no debate global para reassumir a liderança nas discussões sobre política climática", disse.
O lançamento do Climate Hub acontece amanhã, no Museu do Amanhã, na Praça Mauá. Com possíveis presenças da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, do prefeito Eduardo Paes e de Alex Halliday, reitor da Escola do Clima.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp