Geral

Junho Verde: BASF reforça compromisso com diversidade, equidade e inclusão de pessoas LGBTI+

Divulgação
Entre as ações está o hasteamento da bandeira LGBTI+ em todas as localidades da BASF na América do Sul  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 23/06/2023, às 17h48   Cadastrado por Beatriz Araújo


FacebookTwitterWhatsApp

A BASF, empresa líder mundial na área química, decidiu reforçar, neste mês de junho, quando é celebrado o Orgulho LGBTI+, o seu compromisso com diversidade, equidade e inclusão, a partir de um mês comemorativo, de sensibilização e conscientização para discutir a importância de se construir um ambiente corporativo inclusivo, equitativo e diverso que valoriza a autenticidade de cada integrante de seu ecossistema.

Neste período, entre as ações previstas, estão o hasteamento da bandeira LGBTI+ em todas as unidades da América do Sul, além da promoção de diálogos que promovem a reflexão sobre diferentes aspectos do tema. Na edição deste ano do LGBTalks, como é chamada a sessão de conversa sobre o assunto junto aos colaboradores, o tema será “Inclusão e vivências LGBTI+ e a importância dos aliados”.

Gabriel Romão, da TODXS – organização sem fins lucrativos que promove a inclusão de pessoas LGBTI+ na sociedade com iniciativas de formação de lideranças, pesquisa, conscientização e segurança, e Laura Fontana, da área de Employee Experience and Engagement da companhia, dividirão suas experiências com todo ecossistema BASF e reforçarão a importância dos aliados para ajudar na preservação de um ambiente seguro e acolhedor dentro da empresa e, também, na sociedade.

Ainda como parte da programação do Mês do Orgulho LGBTI+, a BASF promoverá duas rodas de conversas, voltadas especialmente para líderes, sobre inclusão de pessoas trans na prática, esclarecendo dúvidas e compartilhando as vivências com o palestrante que também será o Gabriel, da Todxs.

De acordo com  a BASF, na empresa, diversidade é uma prioridade e a empresa está comprometida, diariamente, com a promoção da equidade e inclusão. Uma das principais frentes para assegurar essa atuação foi a criação dos grupos de afinidade, onde colaboradores se unem em torno de diferentes pilares para a diversidade na empresa, discutindo e elaborando ações para desenvolvimento de talentos e conscientização das lideranças.

Maria Aparecida, secretária Executiva da Diretoria Regulatória e Ciência Regulatória da área de Soluções para Agricultura da BASF e aliada do Byou, grupo de afinidade voltado para a causa LGBTI+, reflete sobre a importância de empresas como a BASF realizarem esse tipo de ação: “Eu fico genuinamente feliz em saber que o ambiente corporativo que estamos construindo aqui tem esse olhar para com o ser humano, de aceitá-lo(a) da forma que ele(a) é. A importância dos aliados é poder acolher e usar a nossa voz para endossar a jornada das pessoas LGBTI+ e de demais grupos. Me juntei ao BYou justamente para fortalecer essa trajetória”, conta.

O BYou (Be Yourself) é formado por voluntários e voluntárias da empresa e que por meio de várias iniciativas fomenta a inclusão e suporte à comunidade, com objetivo de assegurar que todos os colaboradores LGBTI+ sejam tratados respeitosamente e que tenham acesso às oportunidades para desenvolvimento dentro da companhia. “O grupo de afinidade BYOU tem uma rede que conta com a participação de mais de mil aliados e aliadas. Todos procuraram o grupo proativamente para poder contribuir com este movimento coletivo. Eu também sou uma pessoa aliada”, completa Barbara Zabori, gerente de Diversidade, Equidade & Inclusão da BASF América do Sul.

LGBTI+ na BASF

Neste ano de 2023, a BASF foi eleita uma das melhores empresas para pessoas da comunidade LGBTI+ trabalharem no Brasil. O reconhecimento foi anunciado na segunda edição do ranking Equidade BR, divulgado pela HRC (Human Rights Campaign), em parceria com o Instituto Mais Diversidade e o Fórum de Empresas e Direitos.

Para os membros da comunidade LGBTI+ na companhia, o ambiente corporativo promovido incentiva que sejam autênticos, possam se expressar livremente a respeito de suas orientações sexuais e, ainda, recebam o apoio de colegas e líderes ao longo da jornada. “Eu fui super acolhida quando comecei a comentar sobre a minha sexualidade, não precisei deixar de falar sobre esse assunto em nenhum momento, como se essa parte minha não existisse. Até hoje minha liderança fala para eu ser eu mesma, em todos os sentidos. É bom se sentir segura e confiante”, relembra Flávia Reis, técnica de manutenção industrial na BASF e mulher lésbica.

Para Wayne Henrique Silva, analista de RH da BASF, a experiência de trabalhar na BASF está sendo positiva do ponto de vista de acolhimento como homem gay, de liberdade para exercer sua autenticidade dentro da empresa e, também, poder participar como aliado de outras causas que defende e acredita. “Quando eu entrei na BASF, já fui logo recebendo informações sobre os grupos de afinidade e entendendo que era um ambiente onde as pessoas eram mais abertas ao tema e ofereciam um acolhimento maior comigo. Hoje penso que, se um dia for procurar outro emprego, não aceito menos que isso”, conta.

A gerente de DE&I comenta que o compromisso da empresa em construir e manter um ambiente inclusivo e com representatividade vai além dos grupos de afinidade. Em 2021, por exemplo, a companhia lançou o “Guia de Comunicação Inclusiva, Respeitosa e Acolhedora” para estimular uma linguagem mais inclusiva em todas suas relações, desde colaboradores, clientes a fornecedores. “Além disso, a empresa também tem o ‘Programa de Diversidade Equidade e Inclusão’ para líderes, que visa fomentar um mindset inclusivo, a fim de que cada líder vivencie e pratique a equidade e a inclusão em toda sua jornada de gestão do seu time. Acreditamos que a liderança seja um catalisador na construção de um ambiente cada vez mais inclusivo”, comenta Zabori.

Para reforçar, estruturar e ampliar sua atuação, a BASF assumiu diversos compromissos públicos, muitos deles globais, a fim de promover os direitos humanos, como o Pacto Global da ONU, incluindo os Princípios de Empoderamento das Mulheres, a adesão à carta “10 compromissos da Empresa com a Promoção dos Direitos LGBTI+”, elaborada pelo Fórum Brasileiro de Empresas e Direitos LGBTI+, e à Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial.

Grupos de afinidade

A jornada de valorização da diversidade e promoção da inclusão de pessoas LGBTI+ na companhia vem se intensificando desde 2016. Hoje, ela já está introduzida na cultura da empresa e se manisfesta de forma transversal, desde as iniciativas de equidade em processos seletivos, passando por programas de desenvolvimento e retenção de talentos e estendendo-se às relações com fornecedores.

Nesse caminho, além do surgimento do BYou, voltado para a inclusão de pessoas LGBTI+ diversidade sexual, a companhia criou outros quatro grupos de afinidades: Women in BASF (WIB), focado na equidade de gênero; o Black Inclusion Group (BIG), voltado à igualdade racial, o Be Different, que discute a inclusão das pessoas com deficiência, e o XGEN, voltado à diversidade geracional e inclusão etária.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp