Geral

XP fecha acordo após polêmica gerada por foto só com funcionários brancos

Reprodução
A fotografia foi publicada em agosto do ano passado  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 26/05/2022, às 18h05   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O caso da foto de uma equipe da XP que viralizou nas redes sociais por só ter profissionais brancos, levantando questionamentos sobre a falta de representatividade na empresa, teve um desfecho. A fotografia foi publicada em agosto do ano passado.

Segundo O Globo, a ação civil pública movida pela Educafro contra a corretora e o escritório Ável Investimentos foi encerrada, sem pagamento de dados morais coletivos. O projeto, que luta pela inclusão de negros na sociedade, reconheceu que a XP promove ações em prol da diversidade e tem boas práticas de ESG.

Ainda de acordo com a reportagem, a Ável se comprometeu a concluir o plano de letramento em Diversidade e Inclusão (DE&I), por meio de uma consultoria especializada, já contratada.

Leia também:Receita Federal bate recorde de arrecadação em abril: R$ 195 bilhões

A ONG disse que o plano de diversidade apresentado pelo escritório de agentes autônomos é suficiente para tornar o quadro de colaboradores mais diverso.

Além criar um Comitê de Diversidade e grupos de afinidade para fomentar os debates sobre os temas de diversidade e inclusão, a XP vai disponibilizar um canal confidencial para denúncias sobre comportamentos ofensivos de assédio ou discriminatórios, gerido de forma independente.

A empresa também vai instituir processos seletivos com vagas exclusivas para populações vulnerabilizadas, notadamente negros e mulheres, e também promover a educação profissional para essas populações, visando sua capacitação e inserção no mercado de trabalho.

“Os autores reconhecem, de forma expressa, que a XP Investimentos elabora estratégia e desenvolve ações de curto, médio e longo prazo para a promoção da equidade e inclusão quanto à raça, gênero e orientação sexual, idade e de pessoas com deficiência no âmbito de seu ambiente de trabalho e de seu ecossistema de negócio, implementando e promovendo as melhores práticas de recrutamento, capacitação e treinamento e realizando seu adequado monitoramento, com foco na superação progressiva das metas estabelecidas, reconhecendo a efetividade das iniciativas apontadas (nos autos do processo)”, diz um trecho do acordo.

A reportagem de O Globo cita ainda que nos últimos anos, a XP assumiu compromissos públicos para aumentar a diversidade na organização. As mulheres representam 34% do total de membros, o que equivale a um avanço de 12 pontos percentuais em apenas dois anos. Há o compromisso de atingir equidade de gênero até 2025.

Dentre os colaboradores, 20% se declaram como negros. Em 2020 eram 17%. O objetivo é chegar a pelo menos 32% de pessoas negras nos próximos três anos.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp