Justiça

Eleição OAB-BA:  Daniela Borges e Ana Patrícia dominam confronto mais incisivo em debate da Band

Reprodução
Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 22/11/2021, às 13h27   Victor Pinto


FacebookTwitterWhatsApp

As candidatas Ana Patrícia Dantas e Daniela Borges dominaram um confronto mais incisivo no debate entre os candidatos a presidência da OAB-BA transmitido pela Band Band e Band News FM nesta segunda-feira (22). 

Daniela questionou sua principal rival sobre processo de correição no Tribunal Regional do Trabalho que apontou ajustes e quis saber sua opinião sobre essa medida. 

“Fui eu que estive lá lutando contra o sucateamento da justiça do trabalho. Fui eu que estive conversando de vara em vara com cada magistrado conversando sobre a defesa das prerrogativas. Eu quero saber o que sua chapa tem feito pela advocacia”, respondeu Ana Patrícia ao questionamento.  

Daniela retrucou. “Pela resposta dá pra perceber que não tem acompanhado o dia a dia da advocacia trabalhista. Quando analisamos que há um desafio imenso a advocacia trabalhista que é a média de duração de processos do TRT é maior que a média nacional. Temos soluções para esses problemas”. 

“Quem bom que Daniela Andrade entende de números. Que de números que quer falar. Quero falar do número dos advogado que não trabalharam na pandemia, que receberam cestas básicas (…). Estamos estarrecidos da percepção de auxílio moradia pelo vice-presidente do Conselho Federal. Quero falar sobre assistência a jovem advocacia”, apontou Ana Patrícia na tréplica. 

GÊNERO - Antes disso, no primeiro confronto direto, Ricardo Nogueira trouxe a pauta um assunto amplamente criticado por ele: a questão de gênero. Nogueira perguntou a Daniela onde estava ela quando o presidente Felipe Santa Cruz fez comentários negativos a uma mulher advogada. 

“Aquele episódio foi lamentável. Não merece e nem pode ser tratado daquela forma. Mantive contato com o presidente de forma firme e pedindo uma retração que sempre veio. A aprovação da súmula que aquele advogado que agride mulher tenha inscrição na ordem. É assim que a gente transforma e constrói. Essa é minha história”, respondeu Daniela.

“A diferença de percepção é essa. Nós defendemos o indivíduo e o ser humano. O ser humano é um indivíduo. Então você pode acabar não reconhecimento privilégios, para um grupo especificamente e prejudica uma grande massa de advogados”, retrucou Nogueira.

“Quero dizer que essa luta é de homens e mulheres por uma OAB fortalecendo a advocacia e hoje as mulheres são mais da metade dos quadros inscritos. Mas além disso, temos desafios maiores, quando tive meu segundo filho, eu tive que fazer sustentação oral. Por isso que tenhamos políticas para também enfrentar esses desafios. Essa é uma luta de homens e mulheres”, disse Daniela na tréplica. 

O mesmo assunto foi abordado no enfrentamento entre Ana Patrícia e Dinailton sobre a questão feminina e falta de uma voz mais aguerrida neste caso do presidente nacional contra a advogada. 

PODER ECONÔMICO - Dinailton Oliveira, por sua vez, questionou Ricardo Nogueira ao comentar sobre as campanhas caras envolvendo Daniela Borges e Ana Patrícia. Nogueira reclamou do abuso do poder econômico na campanha. “Cabe o eleitor observar quem traz verdade em suas palavras”, apontou. “Isso é deprimente, essa política do pão e circo”. 

“Eu concordo em parte com o dito e acrescento: eu não sei quem está financiando e qual o ônus desse financiamento, quem sabe, Deus me livre, se uma delas assumir a presidência da Ordem”, comentou Dinailton na réplica. 

PRIMEIRO BLOCO - No primeiro bloco do debate, os candidatos apresentaram suas motivações pela candidatura. Ricardo Nogueira se colocou como a novidade e acusou perseguições sofridas ao longo do processo eleitoral nos últimos meses. 

Em seguida, Dinailton Oliveira ressaltou o debate e a importância do confronto de ideias. Alega que um grupo de colegas o motivou a tentar voltar a presidência da Ordem. Dinailton já foi presidente da OAB. “O que está aí não representa os advogados. Representa minoria elitizada”, disse. 

Ana Patrícia Dantas, atual vice-presidente da OAB, se firmou como oposição a atual gestão. “Mudança. Decepção. Necessidade de Luta. Necessidade de que a ordem recupere seu curso”, argumentou. Ela alegou defender uma OAB que seja apara todos. “Não queremos ordem de nota de repúdio e tímida”, reclamou. 

Daniela Borges, candidata da situação, apontou um momento de transformação e a possibilidade de um mulher seguir a frente da OAB Bahia. “A nossa candidatura é um marco histórico. Pela primeira, em quase 90 anos, se comanda por duas mulheres. Estamos nos unindo. Temos nessa união um compromisso da transformação para melhorias que a advocacia tanto precisa”, discorreu. 

DEBATE - O debate da Band Bahia é terceiro realizado neste processo eleitoral. Nesse encontro, todos os candidatos estiveram presentes. 

O primeiro confronto de ideias aconteceu na Salvador FM, este sem a presença da candidata Daniela Borges. O segundo na Radio Sociedade da Bahia

A eleição a presidente da OAB Bahia acontece na próxima quarta-feira (24), a partir as 09h. Além da escolha nas subseções no Estado, em Salvador o processo eleitoral fica concentrado no Centro de Convenções. 

>> Acompanhe o BNews também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook e do Twitter

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp