Meio Ambiente

BNews ESG: Canadá demonstra interesse em energias limpas e investimento estrangeiro durante Bahia Oil & Gas Energy

Ilustração/Domingos Junior/BNews
Canadá é um dos maiores produtores de petróleo do mundo, além de ter a 3ª maior reserva do mundo  |   Bnews - Divulgação Ilustração/Domingos Junior/BNews
Rafael Abbehusen

por Rafael Abbehusen

[email protected]

Publicado em 26/05/2023, às 19h29



Durante o segundo dia do Bahia Oil & Gas Energy, nesta quinta-feira (25), uma palestra na Arena ESG chamou atenção. Contando participações internacionais, os palestrantes trataram sobre a transição energética sustentável, principalmente relacionada ao hidrogênio.

O evento tem sido uma grande oportunidade para empresas conhecerem e se aproximarem de diferentes públicos e investidores, além da chance de criar uma rede de contatos estrangeira.

Ao BNews, a mediadora da palestra "Por uma transição energética positiva e sustentável", Nadine Lopes, Comissária de Comércio do Consulado Geral do Governo do Canadá, veio do Rio de Janeiro e revelou os cuidados e preocupações do país com tecnologias limpas.

"São bilhões de dólares investidos em pesquisa e desenvolvimento de energias limpas, para avançar nessa transição energética. Claro, sabemos que o petróleo e o gás não acabaram, ainda precisamos e dependemos deles, mas existe uma grande preocupação na sustentabilidade, principalmente pensando em longa data", disse Nadine. O Canadá é o segundo maior produtor de hidrogênio no mundo, além de ter também a terceira maior reserva de petróleo do planeta.

Em entrevista exclusiva, o BNews conversou com um dos palestrantes internacionais do evento, Victor Baptista, analista da Edmonton Global, uma empresa canadense focada em defender, conectar e facilitar relações entre redes de inovação e suporte regional e internacional. A empresa também tem foco em atrair investidores internacionais e promover a região de Edmonton, no Canadá, como um local de investimento sustentável.

Sobre a atuação da empresa, Victor explicou que o grande interesse estaria em exportar empresas canadenses, da região de Edmonton e cidades ao redor, como uma opção de investimento. A empresa também estaria interessada no hidrogênio como uma forma de energia limpa e descarbonização do mundo.

"A Edmonton Global se preocupa em atrair investimento estrangeiro direto para a região do Canadá, de forma que nós possamos fazer a região crescer de forma sustentável. Aqui nós procuramos esses investimento para reportar aos nossos acionistas e interessados", disse Victor, ao explicar a atuação da empresa e o interesse internacional na Bahia Oil & Gas Energy.

Procurando também investir em energias renováveis, o analista diferenciou o hidrogênio de outras fontes de energia como o gás natural e o petróleo.

"Nós temos no hidrogênio uma grande oportunidade de descarbonizar o mundo, lutar contra mudanças climáticas, produzir energia limpas e ter um meio ambiente sustentável para as próximas gerações", explicou. "A principal diferença do hidrogênio para o gás ou petróleo, além claro do aspecto 'limpo', eu diria que a comunidade ligada ao hidrogênio tem sido muito unida e colaborativa ao redor do mundo. O hidrogênio tem mostrado uma capacidade de unir diferentes indústrias, como do biocombustível e de energias limpas com indústrias do petróleo e do gás, criando uma verdadeira parceria entre elas", finalizou Victor.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp