Meio Ambiente

BNews ESG: Executiva baiana Mariana Lisbôa participa de reunião do setor de papel e celulose com Lula

Reprodução/Instagram
Mariana é diretora Global de Relações Corporativas da Suzano S/A  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Instagram
Rafael Albuquerque

por Rafael Albuquerque

[email protected]

Publicado em 21/08/2024, às 21h23



Diretora Global de Relações Corporativas da Suzano S/A, Mariana Lisbôa participou, na tarde desta quarta-feira (21), em Brasília, de um encontro dos representantes da indústria de papel e celulose com o presidente Lula (PT) e Rui Costa, ministro da Casa Civil. 

📰 Quer estar sempre por dentro? Siga o CANAL DO BNEWS NO WHATSAPP e não perca nenhuma novidade! Clique agora e fique atualizado!

Na oportunidade, o setor anunciou investimentos previstos para o período até 2028, com abertura de novas fábricas, ampliação de plantas já existentes e obras de infraestrutura logística para escoamento da produção. 

A executiva, que é presidente da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF) e diretora do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior da Federação das Indústrias de São Paulo (FIESP), falou ao BNews sobre o encontro. 

“Aproveitei a oportunidade para, como Presidente da ABAF, dizer ao Presidente Lula e ao Ministro Rui Costa que a Bahia tem um potencial e vocação enormes para o setor florestal, especialmente o Planalto de Conquista, com capacidade de abarcar 400k hectares de floresta plantada, em terreno plano e, com isso, atrair investimentos industriais grandiosos”, destacou. 

Mariana salientou que a questão hídrica da Bahia também esteve na pauta: “Há uma questão hídrica que precisa ser vencida, mas o Ministro Rui disse que já há projeto aprovado da construção da Barragem do Rio Pardo, o que resolveria a questão. Estamos prontos, portanto, para atrair investimentos vultosos para a Bahia”. 

Também participaram do evento o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e o presidente da Indústria Brasileira de Árvores (IBÁ), Paulo Hartung.  

Segundo informações da IBÁ, que representa 47 empresas do setor e 10 entidades estaduais ligadas a produtos derivados dessa indústria – painéis de madeira, pisos laminados, celulose, papel, florestas energéticas e biomassa –, a estimativa é de que os projetos anunciados empreguem cerca de 36 mil trabalhadores durante as obras e gerem 7,3 mil empregos diretos e indiretos quando as unidades estiverem em operação. 

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp