Meio Ambiente

Brasil é acusado bloquear negociação por tratado global para erradicação da poluição plástica

Divulgação/iStock
Ambientalistas afirmam que Brasil, Arábia Saudita, Uganda e Rússia adotaram a mesma postura  |   Bnews - Divulgação Divulgação/iStock

Publicado em 30/05/2023, às 06h50   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Em um debate realizado em Paris, na França, com diversos países para tratar da redução da poluição ambiental, o Brasil, junto a outros três países, foi acusado por ambientalistas de bloquear as negociações conjuntas da agenda ambiental global.

O debate tem como objetivo criar um esforço entre os países para reduzir o impacto do plástico e que deixa um lixo avaliado em 350 milhões de toneladas. De acordo com os ambientalistas, Arábia Saudita, Uganda e Rússia também adotaram a mesma postura do Brasil.

O país não quer manter no texto que decisões sejam tomadas com dois terços dos votos e insiste que as decisões precisam ser feitas por consenso. Para os ambientalistas, o mecanismo de tomada de decisão por consenso na conferência não é democrático, já que na prática concede poder de veto a cada pais permitindo que um único governo bloqueie decisões que poderiam proporcionar o avanço das politicas de combate à poluição plástica.

"Um governo que foi eleito com o apoio do movimento ambientalista e dos movimentos sociais e que agora reafirma sua contradição histórica de um governo que desapontou os movimentos ambientais em seus primeiros mandatos e que mais uma vez se mostra desconectado com a agenda ambiental", afirmou Ana Rocha, diretora Global do Programa de Plásticos da GAIA (Global Alliance for Incinerator Alternatives).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp