Meio Ambiente

Desastre de Mariana será julgado na Inglaterra; valores chegam a R$ 32 bi

Reprodução Redes Sociais
Bnews - Divulgação Reprodução Redes Sociais

Publicado em 04/03/2022, às 23h52   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

Uma ação foi  movida pelas pessoas que foram diretamente afetadas pelo desastre de Mariana, contra a BHP Billiton, grupo anglo-australiano associado à brasileira Vale, na Samarco, mineradora responsável pela tragédia.

Leia também: 

Após um bom tempo do acontecido, o caso tem pedidos de indenização para cerca de 200 mil vítimas, que poderão superar 5 bilhões de libras e, caso seja acolhida pelo tribunal do Reino Unido, ela será o maior processo em número de vítimas e o segundo em valores na história da Inglaterra.

Vale lembrar que o caso foi a juízo em 2018 e julgado em primeira instância em 2020, mas foi rejeitado sob o argumento de que duplicava as iniciativas de reparação de danos em curso no Brasil. 

Em nota, relatada pela revista Istoé, a BHP reiterou a sua posição de que o processo no Reino Unido é desnecessário e não deve continuar, uma vez que as questões levantadas pelos autores estão cobertas pelo trabalho em andamento da Fundação Renova e por outras decisões judiciais dos tribunais brasileiros.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp