Meio Ambiente

Junho Verde: Conheça a so+ma, pioneira no hábito de reciclar no Brasil

Jefferson Peixoto/Secom/PMS
Somente em Salvador, já são 12 espaços destinados para o descarte de recicláveis  |   Bnews - Divulgação Jefferson Peixoto/Secom/PMS
Rafael Abbehusen

por Rafael Abbehusen

[email protected]

Publicado em 09/06/2023, às 06h00


FacebookTwitterWhatsApp

No mês de junho, o BNews realiza a terceira edição do projeto Junho Verde, que trata sobre temas como inovação e sustentabilidade, este ano com foco na agenda ESG. Pioneira na iniciativa de reciclagem no Brasil, Claudia Pires, fundadora e CEO do programa so+ma vantagens, conversou com a equipe do BNews sobre o surgimento e crescimento da startup.

A so+ma é uma startup de reciclagem brasileira que conta com um programa de incentivo à atitudes socioambientais, como a adoção do hábito de reciclar, através ciência comportamental e tecnologia para promover a economia circular na prática.

Para entender o surgimento do programa, Claudia relembrou o início de sua carreira e revelou de onde vem tanta preocupação com as questões sociais e ambientais do planeta.

Formada em ciências sociais e comunicação social, Claudia sempre teve um olhar de peocupação com o socioambiental. Antes de fundar a so+ma, atuou por 20 anos no mundo corporativo, no setor de marketing de grandes empresas. "As ciências sociais me trouxeram um olhar de sociedade, das influências que a gente vai vivendo ao longo do tempo".

Ainda em 2009, quando surge a possibilidade de um trabalho com uma marca voltada para a sustentabilidade, os olhos de Claudia se abrem para a oportunidade, e a partir dali, o embrião da so+ma nascia.

Após anos no mundo corporativo, os seus planejamentos não se aliavam aos da empresa. Claudia, então, iniciou anos de estudos e trabalhos independentes, até que em 2015, o projeto ganha vida.

"A so+ma nasce de um olhar de querer contribuir com a redução da desigualdade, baseado em um comportamento positivo ambiental. A brincadeira da 'so+ma' vem do 'SO' de social, 'MA' de meio ambiente", revelou Claudia.

A fundadora da startup explicou que, ainda na primeira década dos anos 2000, as ações ambientais eram pontuais e pouco perceptíveis.

"Não seguiam os princípios da sustentabilidade e nem, muito menos, do ESG, faltava transparência e ética. Mas, eu sou uma eterna positivista, eu tenho visto uma evolulão muito bacana, uma preocupação real", explicou.

Em 2015, Claudia fundava o projeto so+ma vantagens, em São Paulo, e anos depois, a startup é um sucesso por todo o Brasil.

"É uma mistura de sentimentos, um 'friozinho na barriga', por estar dando certo, e uma vontade de fazer crescer mais e mais. Isso me dá mais gás, mas também uma responsabilidade de dizer 'agora a gente não pode parar'.", conta Claudia, sobre a responsabilidade do crescimento do projeto.

A startup funciona da seguinte maneira: a pessoa primeiro separa o seu lixo reciclável, leve até uma das casa so+ma e com o lixo reciclado acumula pontos que podem ser trocados por diversas recompensas em marcas parceiras como Heineken, Ifood e muito mais.

Com o surgimento de novas tecnologias, o mundo precisou se adaptar ao mercado digital, sendo hoje algo imprescindível para as empresas. Para Claudia, a agenda ESG trilha este mesmo caminho. "Não tem volta, porque quando você começa a olhar, a sociedade está mudando, as próximas gerações que estarão em posições de poder nas empresas já terão esse olhar diferente".

Casa so+ma em Salvador

A startup foi fundada em São Paulo, porém tem Salvador como uma das principais cidades fora da região paulista. O primeiro contato com a capital baiana veio ainda em 2017, quando foram instalados alguns residuários na cidade. No final de 2018, em Periperi, foi onde o projeto se firmou em Salvador.

"Foi muito legal, foi crescendo, pessoas da região falavam que a cidade estava mais limpa desde que o programa chegou. Depois fomos ampliando, em Paripe, e aí a cidade abraçou essa parceria", contou.

Somente em Salvador, já são 12 espaços destinados para o descarte de recicláveis.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp