Meio Ambiente

Junho Verde: escolhido para ser sede da COP-30, Pará tem problemas com lixão de pneus

Divulgação/Prefeitura de Ananindeua
No Pará são coletados 87,89 toneladas de pneus usados em um período de um ano  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Prefeitura de Ananindeua

Publicado em 28/05/2024, às 13h29   BNews



O estado do Pará, escolhido para ser a sede da COP 30 de Mudanças Climáticas, em 2025, tem enfrentado problemas para destinar, de forma correta, os pneus usados. Um levantamento feito pelo Ibama aponta que o estado possui o pior desempenho do país nesse quesito. As informações são da coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp


No Pará são coletados  87,89 toneladas de pneus usados em um período de um ano, o que equivale a apenas 0,02% da meta nacional de recolhimento. O estado de Santa Catarina, com população parecida com o estado do Norte, recolheu quase 600 vezes o volume de pneus do Pará (52.616 toneladas).


Ainda segundo O Globo, uma das justificativas para o problema é a falta de estrutura da chamada logística reversa. Seis municípios paraenses com mais de 100 mil habitantes não têm nem sequer um ponto de coleta (Barcarena, Breves, Paragominas, São Félix do Xingu, Tailândia e Tucuruí).

O projeto Junho Verde 2024 é uma realização do Grupo A4 com patrocínio da Suzano, Governo Bahia, Axxo, JBS, Sian Engenharia, Shopping da Bahia, Intermarítima e Casa de Apostas Arena Fonte Nova. O apoio fica por conta da Atlântico Transportes, ITS Internet, Planeta Imaginário, Ecogreen Educação Ambiental, Casa Soma e UCI Orient Shopping da Bahia.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)