Meio Ambiente

Junho Verde: ofertas de emprego para LGBTQIA+ crescem no primeiro semestre, aponta pesquisa

Reprodução // Agência Aids
Pesquisa mostra aumento na oferta de emprego para o público LGBTQIA+  |   Bnews - Divulgação Reprodução // Agência Aids

Publicado em 26/06/2023, às 16h56   Cadastrado por Rafael Albuquerque


FacebookTwitterWhatsApp

Uma pesquisa da plataforma Vagas.com aponta que o número de oportunidades de emprego anunciadas para contratação de LGBTQIA+ cresceu 2% no primeiro semestre deste ano, saltando de 487 nos seis primeiros meses de 2021 para 496 no mesmo período deste ano.

“O avanço, mesmo que tímido, é um sinal de que muitas empresas estão buscando tornar seu ambiente mais diverso. Todos os esforços que foram feitos nos últimos anos em função da inclusão e mais empresas buscando ampliar seus quadros com pessoas diversas não deixam de ser uma conquista muito importante. As empresas já perceberam que quanto mais a diversidade, equidade e inclusão fizerem parte de sua estratégia de negócios, melhor será a percepção da sociedade em relação à sua marca, melhores serão os resultados e melhor será o clima entre as pessoas colaboradoras da empresa”, avalia Renan Batistela, especialista em Diversidade e Inclusão na Vagas.


Mas ainda há muitas empresas que não adotaram políticas ou programas de diversidade ou inclusão ou simplesmente ainda “engatinham” no assunto, despertando as mais variadas dúvidas entre os recrutadores e time do RH. 

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Confira abaixo uma lista com 5 dicas que podem ajudar a fortalecer a diversidade nos processos de Recrutamento e Seleção:


1. Fortaleça uma cultura corporativa inclusiva 

Como a pessoa vai se sentir no trabalho? A primeira medida é promover um ambiente de equipe acolhedor, onde todos possam contribuir com ideias e sugestões. Incentive as opiniões e certifique-se que todas as vozes sejam ouvidas, além de garantir que os indivíduos recebam crédito por suas ideias e trabalho. Não basta apenas falar, a diversidade precisa ser parte das práticas no dia a dia. Faça ainda treinamentos constantes sobre diversidade com gestores, funcionários e líderes.

2. Promova um processo de recrutamento e seleção inclusivo 

A tecnologia é aliada: é preciso ter condições de identificar entre os milhares de currículos as pessoas que fazem parte do seu grupo de interesse. Para isso existem ferramentas que disponibilizam informações de raça, gênero e deficiência no currículo. O Vagas For Business, software de recrutamento e seleção da Vagas.com, disponibiliza o critério de triagem de currículos baseado na autodeclaração racial e de gênero dos profissionais cadastrados para as empresas que possuem programas afirmativos de Diversidade e Inclusão.

Dessa forma, dentro de cada processo seletivo, o RH poderá especificar quais cores, etnias e gênero ele espera contratar em uma vaga afirmativa e rapidamente visualizar as pessoas compatíveis com ela.

3. Atenção com as mídias sociais 

Além de qualificar o discurso, a empresa também pode acompanhar e interagir com as publicações dos funcionários sobre o tema. Se couber, vale convidar as pessoas a publicarem sobre a inclusão e o incentivo à diversidade na companhia. Se a cultura organizacional e o senso de pertencimento fazem sentido para as pessoas, elas vão falar sobre isso. E nada melhor do que depoimentos de verdade para atrair novos talentos.

4. Use uma linguagem inclusiva de gênero 

Ao se referir a candidatos nos anúncios e contatos, tente usar um pronome neutro em vez de ele/ela. Essa é uma maneira de fazer com que indivíduos qualificados se sintam acolhidos já no primeiro contato. Consulte plataformas de escrita como Gender Decoder, Textio ou Applied para garantir que você use uma linguagem neutra em seus anúncios de emprego. Na dúvida, pergunte.

5. Exija o necessário para a vaga 

Concentre-se nas responsabilidades reais da função em vez de publicar uma lista de requisitos desnecessários. Também vale usar os testes de forma mais objetiva, exigindo apenas aqueles relacionados com o trabalho. Às vezes, ter uma lista longa de condições e muitas avaliações pode dar a impressão de que trabalhar para sua empresa é uma experiência difícil.

A linguagem também é uma chave importante. Evite usar frases como “fortes habilidades de comunicação em inglês” quando a função não exige essa qualificação; ou ainda evite termos muito masculinizados como “agressividade em vendas”. Opte por “bons indicadores em vendas”, por exemplo. Lembre-se: o texto é o primeiro contato das pessoas com a empresa e com a cultura organizacional.


6. Invista na qualificação da sua equipe 

Em pesquisas realizadas pela Vagas, foi constatado que o RH tem um interesse genuíno pelo tema. Segundo profissionais do setor, uma das maiores barreiras que impedem um rápido avanço no tema D&I estão atrelados a baixa prioridade nas lideranças (32,2%) e a falta de conhecimento (20,9%). As pesquisas também revelam que obter conhecimento sobre o tema é importante para 10,9% dos respondentes e muito importante para 80,8% deles. Outro dado aponta que 30,1% das pessoas afirmam sentir falta ou muita falta (32,8%) de ter mais conhecimento sobre temas relacionados à Diversidade e Inclusão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp