Meio Ambiente

Junho Verde: Shoppings de Salvador estão cada vez mais sustentáveis

Paulo M. Azevedo/BNews
Conheça os projetos sustentáveis do Shopping da Bahia, Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping  |   Bnews - Divulgação Paulo M. Azevedo/BNews

Publicado em 03/06/2022, às 06h00 - Atualizado às 06h20   Beatriz Araújo


FacebookTwitterWhatsApp

Pensar em inovação também é pensar em sustentabilidade. Não há mais como acompanhar o ritmo da modernização, sem antes encarar a sustentabilidade e as práticas ESG (governança ambiental, social e corporativa) como verdadeiras prioridades de um empreendimento. Neste cenário, o Shopping da Bahia, Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping vêm se tornando cada vez mais sustentáveis e, têm buscado formas de promover a consciência socioambiental entre seus clientes.

Leia mais:
Junho Verde: Saiba por que precisamos falar sobre sustentabilidade

Junho Verde: tendência sustentável, energia solar chega à periferia de Salvador

Shopping da Bahia

Gerente de marketing do Shopping da Bahia, Thays Leitão falou sobre a importância de pensar e desenvolver sustentabilidade no empreendimento. “Pro Shopping da Bahia é importante pensar e desenvolver a sustentabilidade principalmente porque ela é um dos pilares da nossa empresa, da Aliansce Sonae. Nós nos sentimos responsáveis também por tudo o que produzimos. E a gente hoje é também um centro de informação, de entretenimento e, conscientização. Então, nada mais justo do que sermos responsáveis por aquilo que é produzido dentro do nosso empreendimento”, elencou.

Entre as práticas ESG adotadas pelo Shopping da Bahia está a BeGreen, que é a maior fazenda urbana da América Latina. “A gente fazendo uma produção de hortaliças aqui, dentro de um centro comercial como o nosso, a gente facilita a distribuição desse produto, e além de a gente estimular a alimentação saudável, também é reduzida a emissão de gás carbônico, porque o trânsito dos caminhões para fazer esse abastecimento é muito menor. Então, a gente consegue diminuir essa emissão de gás carbônico pelas cidades, e pelos projetos todos que é necessário pro abastecimento”, afirmou a gerente de marketing.

Thays informa quais são os projetos sustentáveis atualmente desenvolvidos pelo shopping. “Nós temos uma parede verde, onde a gente realiza o descarte correto de óleo, pilha, bateria, que a gente coleta isso do cliente. Então, o cliente que quer um descarte de forma correta, a gente absorve isso, e realiza esse descarte de forma sustentável. E além de tudo isso, nossos resíduos são totalmente acompanhados, segregados e destinados de forma correta, garantindo assim que eles não tenham impacto ao meio ambiente”, relatou.

Além disso, a gerente conta que o Shopping da Bahia possui uma película fotovoltaica da claraboia, que capta a luz solar e produz energia elétrica. “Nós temos uma usina termoelétrica que produz 90% da energia que aqui é utilizada e nós somos quase auto-suficientes em termos de produção elétrica”, aponta.

“Nós temos a parede verde, que faz a coleta de resíduos que os clientes queiram destacar de forma correta, temos a segregação de resíduos produzidos no estabelecimento, tanto por lojistas, pelo shopping, e pelos seus clientes. Fazemos parte do Corredor Verde, em parceria com a Neoenergia Coelba, onde aqui temos pontos de abastecimento para carros elétricos”, acrescentou Thays.

De acordo com a gerente, o shopping também tem buscado aproximar o público da sustentabilidade. “Pra que a gente aproxime o nosso cliente cada vez mais dessas informações e desse nosso pilar de sustentabilidade, a gente sempre tenta mostrar essas ações e pulverizar esse conhecimento”, disse.

“Nós já fizemos diversos eventos dentro do shopping com conscientização, com coleta, com segregação, demonstrando pro cliente como ele pode fazer isso da forma mais correta possível. E agora, na Semana do Meio Ambiente, ainda vem mais eventos por aí, onde os nossos clientes vão poder também conhecer um pouquinho mais da BeGreen, e também obter mais informações sobre sustentabilidade e descarte correto de resíduos”, finalizou.

Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping

Outros shoppings verdes na capital baiana são o Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping, que de acordo a analista ambiental dos empreendimentos, Clezyane Araújo, têm a sustentabilidade e as práticas ESG como estratégia. “A gente consegue unir três pilares importantes, como o ambiental, o social e, o de governança”, elencou.

“Já é prática do Salvador Norte e do Salvador Shopping algumas iniciativas que envolvem ESG, a exemplo da nossa gestão de resíduos gerados no empreendimento. Desde que o empreendimento foi fundado, nós temos uma parceria com uma cooperativa dentro do shopping para fazer a gestão desses resíduos sólidos, onde todos os resíduos que têm potencial para ser reciclado vão para essa cooperativa”, explica.

“Então, quando a gente envolve a gestão de resíduos preocupado com o descarte correto, ou então levando esse resíduo para a reciclagem junto com uma cooperativa sustentável, a gente já prática o ambiental e o social com relação a isso”, emendou.

Entre os itens sustentáveis presentes no espaço do empreendimento está o reaproveitamento da água da chuva, que irrita canteiros, serve para a jardinagem, e é utilizada no sistema de esgotamento sanitário a vácuo do shopping. “Com isso a gente consegue reduzir cerca de 80 a 90% o uso da água, em relação aos sistemas convencionais de descarga”, informou.

“A gente também tem a questão dos tetos de vidro, que permite grande parte do dia a utilização da luz natural, evitando o uso da artificial. E, especificamente, no Salvador Shopping a gente tem a compostagem, que a gente reaproveita os resíduos da praça de alimentação, aqueles alimentos que iam ser descartados, que iam para o aterro sanitário, e a gente aproveita e faz adubo”, detalha.

Pensando também em promover conscientização socioambiental entre seus clientes, os dois empreendimentos realizam ações recorrentes para falar sobre o assunto. “Levamos educação ambiental, sensibilizando o cliente com relação ao que fazer para ser mais sustentável. A gente é ponto de entrega sustentável de itens não tinha ou não sabia como descartar, como pilhas, baterias, óleo de cozinha, resíduo eletrônico. Isso aproxima nosso público das práticas sustentáveis”, completou Clezyane.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp