Mundo

Enfrentando caos econômico, bilionários russos pedem fim de guerra na Ucrânia

Divulgação
Oligarcas estão enfrentando o caos econômico depois que o ocidente impôs severas sanções à Rússia pela invasão da Ucrânia  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 27/02/2022, às 14h43   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Enfrentando um caos econômico que deve interferir diretamente nos negócios, dois dos mais poderosos bilionários russos pediram o fim da guerra na Ucrânia. Trata-se de Mikhail Fridman e Oleg Deripaska.

Fridman, que nasceu no oeste da Ucrânia, disse em uma carta a seus funcionários que o conflito está criando uma barreira entre os dois povos eslavos orientais da Rússia e da Ucrânia, que são irmãos há séculos.

"Nasci no oeste da Ucrânia e vivi lá até os 17 anos. Meus pais são cidadãos ucranianos e moram em Lviv, minha cidade favorita", escreveu Fridman na carta, cujos trechos foram vistos pela Reuters e divulgados pelo G1.

"Mas também passei grande parte da minha vida como cidadão da Rússia, construindo e desenvolvendo negócios. Estou profundamente ligado aos povos ucraniano e russo e vejo o conflito atual como uma tragédia para ambos", declarou.

Já Deripaska usou o Telegram para pedir que as negociações de paz comecem "o mais rápido possível". "A paz é muito importante", disse Deripaska, que é o fundador da gigante russa de alumínio Rusal, na qual ele ainda detém participação por meio de ações na controladora En+ Group. Em 21 de fevereiro, Deripaska disse que não haveria guerra, segundo o G1.

Leia também:

Brasil tem 3 praias entre as melhores do mundo em 2022, segundo TripAdvisor
Ministério do Turismo inicia pesquisa para avaliar cenário e perspectivas do setor de meios de hospedagem
GOL abre novas rotas para importantes polos econômicos no interior de São Paulo
Destino BNews Turismo: queridinha dos turistas, Itacaré se destaca pelo ecoturismo, gastronomia e turismo de aventura

Washington impôs sanções a Deripaska e outros russos influentes por causa de seus laços com Putin após suposta interferência russa nas eleições de 2016 nos EUA, o que Moscou nega.

Caos econômico

Os oligarcas da Rússia estão enfrentando o caos econômico depois que o Ocidente impôs severas sanções à Rússia pela invasão da Ucrânia. Putin, depois de consultar seu conselho de segurança, disse que ordenou a operação militar especial para proteger as pessoas, incluindo cidadãos russos, do "genocídio" - uma acusação que o ocidente chama de propaganda infundada.

O gabinete do presidente ucraniano disse que as negociações entre Kiev e Moscou serão realizadas na fronteira bielorrussa-ucraniana.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp