Mundo

ONU aprova resolução que pede trégua humanitária na guerra em Gaza

Ricardo Stuckert/PR
Medida foi tomada após aumento do conflito entre Israel e Hamas em Gaza  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert/PR

Publicado em 27/10/2023, às 17h21 - Atualizado às 17h51   Douglas Santana


FacebookTwitterWhatsApp

Em votação expressiva, a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou o pedido imediato para uma trégua humanitária na Faixa de Gaza. O local tem sido alvo dos ataques entre Israel e o grupo extremista Hamas. A decisão foi tomada nesta sexta-feira (27).

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Além da trégua, também foi exigido o acesso de ajuda à Faixa de Gaza e proteção de civis. No placar da votação, a resolução foi aprovada por 120 votos. No entanto, outros 45 países se abstiveram e 14 votaram contra, incluindo Israel e os Estados Unidos.

O texto, aprovado na Assembleia Geral da ONU, foi batizado de “Resolução da Jordânia”. Na prática, a resolução não possui efeitos drásticos, porém, é uma demonstração de que a maioria dos países da ONU entendem que é necessário paralisar o conflito, preservando as vidas de civis.

Ainda nesta sexta, com a participação do Brasil, uma outra resolução foi rejeitada. A proposta condenava de forma inequívoca o ataque terrorista feito pelo Hamas. O placar teve 88 votos a favor, 55 contra, e 23 abstenções. Os EUA apoiaram a alteração.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp