Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Arroz de enchente

Divulgação/Reprodução/Redes sociais
Os bastidores da politica baiana  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Reprodução/Redes sociais

Publicado em 30/12/2021, às 05h50 - Atualizado às 07h20   Editoria de política


FacebookTwitterWhatsApp

Parlamentares baianos que passaram 2021 ainda sob a sombra do “trabalho remoto” começaram a sair das tocas em virtude do cenário de calamidade que as chuvas provocaram no estado. Mas a maior parte deles só saiu mesmo para fazer fotos e gravar vídeos para as redes sociais com o “pé na lama”. Oportunismo que chama, né? Alguns deles já estão sendo chamados de “arroz de festa de enchente” pela impressionante capacidade de marcarem localização em diferentes pontos em intervalo de tempo tão curto.

Política roubando a cena da tragédia I

Mais uma vez a classe política conseguiu a proeza de roubar a cena em meio a tanta tragédia. Apesar da aparente colaboração, governos federal e estadual rivalizam cada espaço pelo protagonismo das ações e na guerra de versões dos números e recursos investidos. Para inflamar ainda mais o debate, o presidente da República despacha questões emergenciais da Bahia no mar de Santa Catarina, onde goza férias. E mais, um ponto em especial tenciona as narrativas: o jet-ski que Bolsonaro passeia por lá, aqui é usado por voluntários para resgatar pessoas que tiveram as casas inundadas.

Política roubando a cena da tragédia II

Não bastasse o puxa estica com a tropa bolsonarista, a esquerda da Bahia mirou o alvo em ACM Neto, principal nome da oposição, por ter viajado ao exterior durante esse período. Por outro lado, exaltam a presença do senador e ex-governador Jaques Wagner nas áreas atingidas.

REVEJA O MELHOR DE NA SOMBRA DO PODER EM 2021

Quem é o lobinho?

2021 tá acabando e muita gente curiosa para saber quem é o famoso lobinho da NSP. O rapaz foi protagonista de boas histórias que atiçaram a curiosidade do clã político durante ano, mas a revelação do nome virá em 2022? eis a questão. Relembre uma das curiosas peripécias do moçoilo.

Olha ele de novo! O nosso famoso lobinho tá sendo chamado agora pelos mais próximos de o “gigolô baiano”. Isso porque ele tem tentado colar em algumas moçoilas da cidade com algum “trocado” para usurpar boa vida e desfilar na high society da capital. Entre fotos em restaurantes luxuosos e passeios em carro de luxo, o nosso lobinho não para de postar um só lance. Há quem diga que uma das moças se tocou e o botou para correr antes da hora. Ele foi chorar no pé do cabloquinho. Dizem que ele reza na cartilha direitinho do “padrinho”, lá pelas bandas do badalado Corredor da Vitória. Esse lobinho não perde tempo, bate nas duas pontas, é um tremendo lá e low.

Ano das CPIs

Se na Câmara dos Deputado a CPI da Covid foi o assunto de 2021, nas bandas de cá da Assembleia Legislativa, ano de 2022 pode ser o das CPIs. É provável que em janeiro seja instalada a CPI da Coelba, mais pra frente a dos respiradores, e o líder da oposição, Sandro Régis (DEM), que capitalizar politicamente a moda das comissões e sugere a CPI da Federação Baiana de Futebol. Haja Comissão Parlamentar de Inquérito.

A lá final de ano

Falando em final de ano, o clipe da prefeitura de Barra do Choça foi a lá Rede Globo. Vejam só a produção no estilo “hoje a festa é sua, hoje a festa é nossa, é de quem quiser”...

Não deixe esse vídeo morrer I

Os políticos baianos também deixaram imagens em 2021 que poderiam entrar para aquela série “não deixe esse vídeo morrer”. A primeira delas foi a inauguração de um banheiro químico em Casa Nova, no norte do Estado. Os protagonistas da performance foram Rodrigo Hita, presidente da Flem, o deputado estadual Tum (PSC) e o irmão dele Wilker Torres, que é prefeito daquela cidade. Coloque o nariz de palhaço e reveja a cena:

Não deixe esse vídeo morrer II

A outra pérola é o flagrante do então secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, invadindo o Restaurante Preta, situado na Ilha dos Frades, no domingo de 1º de agosto. Desapontado por ter chegado ao estabelecimento e encontra-lo fechado, Vilas-Boas soltou impropérios contra a chef Angeluci Figueiredo por troca de mensagens: “vagabunda”. Dois dias depois, Fábio sucumbiu.

Harmonizou

A piada pronta entre políticos baianos é que o deputado Zé Rocha vai pedir votos em 2022 usando a foto do santinho da campanha de 2018 porque ele está praticamente irreconhecível depois da harmonização facial que fez. Ficou mais para sósia do jornalista Chico Pinheiro.

Ano novo, rusga antiga

Não teve jeito, ACM Neto e João Roma não vão brindar a chegada de 2022 juntos como costumavam fazer. A rusga entre eles segue viva e deverá render novos atritos no ano que se avizinha, sobretudo se Roma bater o martelo pela candidatura ao Palácio de Ondina.

Os valetes e as Damas de Bruno Reis

Quem lembra dos valetes e Damas do prefeito Bruno Reis listados pela NSP? Relembre aqui e comecem os palpites para a nova lista de 2022.

Vem aí o Quarteto Fantástico 2022…

A NSP deseja a todos um feliz Ano Novo!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp