Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Faroeste de Verão

Pixabay
Os bastidores da politica baiana  |   Bnews - Divulgação Pixabay

Publicado em 20/01/2022, às 06h00   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

Faroeste de verão

Uma fatia peculiar do PIB baiano já está apreensiva com o retorno das operações da Polícia Federal em 2022. Algumas figuras investigadas, que perambulam pelo Litoral Norte do Estado, andam bastante preocupadas. Já tem gente aproveitando o verão tomando sol com terno, gravata e sapato amarrado. Nunca se sabe a hora que uma viatura pode aparecer na porta, não é mesmo?

As Marias de Deus

A NSP tomou conhecimento que tem umas "marias" tomando conta da Prefeitura de Madre de Deus. As moças vão de licitação de fardamento até medicação e equipamentos na Saúde. Nada deixa de passar pelo crivo das "marias". O prefeito diz amém para elas, sempre ao final de tarde, na bela orla da cidade litorânea. Algumas pessoas já dão como certo que as "marias" irão romper com o gestor até junho, quando interesses no LIXO e na EDUCAÇÃO vão se conflitar.

Cavalo de Troia

O governador Rui Costa (PT), por pouco, não teve ressaca gigantesca após a festa de aniversário de 59 anos. Pessoas próximas ao petista organizaram um show com Jau no evento. Prevendo a repercussão negativa gigante que isso traria, sobretudo agora que os empresários do entretenimento querem "o fígado" do gestor, ele mandou cancelar tudo de última hora.

Com quem será

ACM Neto e Marcelo Nilo
                                                                                  Divulgação

Da série quem vai ficar com a noiva, parte 2: ACM Neto (DEM) e Marcelo Nilo (PSB) andam de conversa pra lá, conversa pra cá, mas o pedido oficial de “casamento” ainda não foi anunciado. Na última entrevista ao BNews Agora, Neto rasgou elogios a Nilo, mas despistou sobre as conversas de “foro íntimo”. O prazo para o Sim ou Não no altar é início de abril, daqui até lá, haja namoro.

Um mar de outdoor

Outdoor de Roma e Bolsonaro
                                                                                  Leitor BNews

Um leitor da NSP ficou impressionado com a quantidade de outdoors de Roma e Bolsonaro entre o trecho de Feira e Salvador. Mais de 20 em uma conta rápida de padaria. Detalhe: em Simões Filho, bem perto da Fundação Dr. Jesus, a quantidade duplica. Será estratégia? Outubro de 2022 é logo ali e quem tem fome, tem pressa. 

Petista, mas nem tanto

Vereador Suíca
                                                                                  Divulgação/CMS

O vereador Suíca, do PT, não quis confirmar se vai votar em Jaques Wagner (PT) para governador em 2022. Ele apenas confirmou um voto em outubro: Lula. Esse ele diz que é a vitória certa. Além disso, deu uma cutucada no governador. Pediu que Rui Costa dialogasse com o setor de entretenimento. A falta de conversa é uma crítica dos empresários.

Mudança de lados

Informações enviadas à NSP dão conta de que Mirela Macedo (PSD) está praticamente fora da base do PT na Bahia. Deve apoiar a candidatura de Leo Prates (PDT) a deputado federal.

O álibi

A comunicação de Rui Costa achou um bom álibi para atacar os oposicionistas que criticam as medidas restritivas do governador. Em entrevista à Piatã FM, ACM Neto, líder da oposição no estado, disse concordar com todas as ações do petista. O secretário de Comunicação, André Curvello, já usou a fala do ex-prefeito para rebater o vereador Cláudio Tinoco (DEM).

Pegou ar

E por falar em Tinoco, ele decidiu acionar Rui Costa na Justiça após uma fala do governador em uma entrevista na TV. Ele anunciou que uma interpelação foi realizada ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) solicitando esclarecimentos ao Chefe do Executivo. A frase que irritou Tinoco foi a seguinte: "Cada um faz aquilo que gosta, quem gosta de patrimônio, de dinheiro, de representar quem tem dinheiro, escolhe esse caminho".

Juazeiro da Gente

Pref. Juazeiro
                                                                       Reprodução/Instagram

A cara de pau da prefeitura de Juazeiro deixou alguns juazeirenses indignados. A campanha "Juazeiro da Gente", lançada esse mês, que promove serviços de limpeza de lixo e manutenção dos órgãos públicos, pede voluntários e ajuda da população. Um deles rasgou o verbo: "Pagamos taxa de lixo e a Prefeitura pede voluntários para limpar a cidade".

“Desvacinada”

Com a exigência da carteira de vacinação na AL-BA, a pergunta que não quer calar é como a deputada
Talita Oliveira (PSL) vai trabalhar. Dentre os 63, a parlamentar é a única que não se vacinou. A nova regra permite que funcionários e parlamentares entrem sem o comprovante da vacina, mas para isso é necessário apresentar o teste da Covid, feito no prazo de até 48 horas. Será que a mesma vai fazer teste a cada dois dias para adentrar no plenário da Casa do Povo?  E a fiscalização, vai servir para todos? A NSP ficará de olho se o pau que dá em Chico, dará em Francisco. Em tempo: procurada pelo BNews para comentar o assunto, a deputada sumiu.

Uma "bomba" em Salvador

Uma bomba em Salvador
                                                                         Reprodução/Facebook

O ex-vereador de Salvado Antônio Carlos Bomba decidiu reaparecer. E, desta vez, de uma maneira bastante inusitada: quer ser a terceira via na eleição presidencial de 2022. Já lançou campanha no Facebook e tudo.

Babada fotográfica

Paulo Magalhães
                                                                          Reprodução/Instagram

O líder de governo da Câmara de Salvador, Paulo Magalhães Júnior (DEM), inaugurou um novo estilo de puxar saco: a pose de papagaio de pirata através de foto. Como o primo ACM Neto (DEM) estava com Covid, ele decidiu posar para fotos ao lado de porta retratos com o familiar.

Os "publicitários" da SMS

A NSP chegou à conclusão de que a Polícia Federal deve ter inspirado alguns dos "publicitários" da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). No lugar dos tradicionais títulos inusitados de operações da PF, estão os nomes das campanhas de vacinação na capital baiana. O auge foi o "Dia da Sabedoria", para a imunização dos idosos.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp