Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: O homem do charuto voltou

Pixabay
Os bastidores da politica baiana  |   Bnews - Divulgação Pixabay

Publicado em 09/12/2021, às 05h30   Editoria de política


FacebookTwitterWhatsApp

Um velho conhecido caloteiro do cenário empresarial local voltou a circular com seu usual charuto de Cachoeira dando baforadas pela área gourmet de um shopping da cidade. De mesa em mesa, sempre sorridente e cortês, o picareta circulou livre pelo recinto. Fontes da coluna afirmaram que ele já planeja mais um golpe na “city”, dessa vez no ramo de gastronomia, tentando engabelar uma turma de jovens empresários locais que vêm se destacando no ramo. Abram os belos olhos, rapazes …A Mariposa está no ar...

Festa de arroba em Praia do Forte

Uma festa de pesos pesados do cenário político baiano movimentou o balneário de Praia do Forte nos últimos dias. Por lá, caciques de tribos diferentes tomavam seus vinhos franceses e fumavam seus charutos cubanos por toda a mansão. Lá para as tantas, um dos presentes, mais assanhadinho, deu em cima de uma dama casada. O tempo fechou e a turma do deixa disso entrou em ação…na saída um dos caciques soltou uma pérola: “essa briga iria sair mais cara que a arroba do boi lá na minha terra”...

Bafafá de luxo

Dois advogados renomados e conhecidos da sociedade baiana deram um show de bizarrice em uma luxuosa pizzaria no shopping da cidade! Teve até nocaute com direito a vídeo e tudo mais! O caso foi parar na delegacia e fechou o tempo!

O vereador iPhone

Um vereador da capital baiana vem sendo chamado por algumas servidoras de “rei do iPhone”. O rapaz vem assediando as jovens assessoras sempre com o mesmo discurso: “querem um iPhone de Natal?” A cantada ridícula e antiquada não colou com nenhuma ainda. Pelo menos três moças prometem ir até o presidente Geraldo Jr prestar uma queixa formal contra o fulano… Se toca, amigão…

Requeijão azedou

Em Santa Bárbara, a terra do requeijão, a festa à santa reuniu gregos e troianos. Mas nem sob raios e trovões teve aceno de paz. De um lado ACM Neto e sua claque e do outro João Roma com sua esposa Roberta. Conta quem lá estava que ambos não se cumprimentaram e, por sorte, como estamos em pandemia, o aperto de mão e o abraço da paz do rito da missa estão suspensos.

Contrastes

Um ponto tenso foi quando o padre fez os devidos registros das autoridades. Quando o nome de Roma fora anunciado foi um silêncio sepulcral, mas quando o de ACM Neto foi dito houve uma explosão de aplausos. A claque de Neto era maior com Zé Ronaldo e Fernando de Fabinho. Só disso você tira…

Nero

Não esqueça: quando Roma pegava fogo, Nero dava risada. Se trocar o R do Nero pelo T vira analogia da política da Bahia.

Governador com ou sem PL

O deputado federal Abílio Santana foi visto saindo da casa de ACM Neto. Perguntado se o encontro foi para fechar aliança do PL, bradou que o homem será o futuro governador com ou sem apoio do PL. Questionado se fica no partido, esquivou-se com essa: “não sei nem se tô vivo amanhã”. mas é sabido que casamento tem começo, meio e fim.

Marinho Caladinho

O presidente do Republicanos na Bahia, deputado federal Márcio Marinho, está caladinho em meio aos rumores de que o partido não está tão garantido na base do pré-candidato ACM Neto (DEM) na corrida pelo Governo da Bahia em 2022.

Marinho ninguém sabe, ninguém viu

O parlamentar-bispo correu do site e se negou a dar entrevista ao ser abordado no evento da Ademi em Praia do Forte, após o boato que teria dado ordem para integrantes do Republicanos não irem ao lançamento da candidatura de Neto….só quem apareceu por lá foi Luiz Carlos, vereador licenciado que é secretário de Obras na gestão Bruno Reis.

Sobre números

Por falar em pré-candidatura de ACM Neto, dizem os matemáticos que o número de convidados para o evento no novo Centro de Convenções de Salvador excedeu o limite de 5 mil pessoas, como determina o decreto do governador Rui Costa (PT).

Ressuscitou

Uma das coisas mais marcantes do lançamento foi Neto ter ressuscitado o clássico jingle do avô. Deu de bandeja à oposição o discurso de que ele é um “novo de alma velha”. Rosemberg Pinto, líder do governo na AL-BA, batizou a peça de “retrocesso”.

De volta ao jogo

A patota de Rui voltou a se animar. Tá na mesa de volta a possibilidade dele ser candidato a senador na chapa. Aqueles do sofá da governadoria estão em polvorosa. Acreditam que se emplacar, Rui vai ser o puxador da chapa, chance alta de se eleger e vai continuar exercendo influência na Bahia e em Brasília como senador. Agora se o barro vai colar na parede, isso Otto Alencar é quem vai dizer.

Gestação improdutiva

Se João Leão realmente conseguir assumir o governo da Bahia por nove meses, terá uma “gestação improdutiva”, é como avaliam aliados. Segundo eles, o proveito de ter o vice-governador com a caneta na mão ao longo da campanha eleitoral não é superior à baixa que o PP viverá nos quatro anos seguintes fora do teodolito do poder. Eles advertem que não adianta viver um breve período de realeza e depois sucumbir como “classe média” da política baiana.

Por um fio

O Bahia tem hoje o seu Dia D, podendo terminar a quinta-feira rebaixado para a segunda divisão ou com a vaga na Série A 2022 assegurada. A situação deixa também por um fio as possíveis pretensões políticas do presidente Guilherme Bellintani. Em caso de rebaixamento, as chances de qualquer candidatura do dirigente vão para o ralo. Os mais afiados, aliás, não apostariam no jovem gestor nem em disputa pra síndico.

Gostou da cadeira

Em tom de bom humor, o presidente da Assembleia Legislativa, Adolfo Menezes (PSD), manifestou a sua satisfação (e surpresa) por ter assumido interinamente a administração estadual por 17 dias. "Eu gostei da cadeira", disse em um almoço com jornalistas.

A conferir

Tem tanto interesse excluso por trás dessa CPI da Coelba na Assembleia Legislativa da Bahia do que sonha a nossa vã filosofia. A conferir. E a energia solar também…

Camaleão

Dizem por aí que o deputado Júnior Muniz, que vai deixar o PP para tentar se reeleger, bateu na porta do PT da Bahia pedindo abrigo. Os petistas, contudo, não foram muito receptivos ao parlamentar...

Dois mundos

A pressão sobre o prefeito Bruno Reis quanto à realização do Carnaval 2022 é tanta que o jovem gestor consegue dar declarações quase que contraditórias sobre o tema em um curtíssimo espaço de tempo. Uma hora diz que “vai se tornando mais difícil sua realização” e logo depois, como num lapso de esperança, conclama a população: “se vacinem”.

15 minutos de fama

A vereadora Débora Santana (Avante), que até então vinha mantendo um mandato inexpressivo na Câmara de Salvador, teve seus 15 minutos de fama após a apresentadora Xuxa Meneghel repudiar o posicionamento dela diante do Plano Municipal de Cultura. Evangélica, ela se posicionou contra o termo "Cultura LGBT" na matéria.

E a Maria Madalena, pastor?

O vereador Ricardo Almeida (PSC) reagiu contra o especial de Natal do Porta dos Fundos, que neste ano traz cenas de Jesus constrangido por ser levado a um prostíbulo. O pastor deve ter se esquecido da passagem bíblica em que o messias defendeu Maria Madalena...

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp