Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Os Desafetados

Reprodução
Os bastidores da política baiana  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 21/12/2023, às 05h00   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

Os Desafetados

A polêmica em torno da desafetação de áreas verdes da capital baiana ganhou os holofotes esta semana. Entre gritos e pancadaria na Câmara de Salvador, o projeto avançou como um trator. A turma do verde protestou, esperneou, mas não teve jeito. Os vereadores aprovaram em bloco, e a partir de agora vão poder levantar ali os espigões de grupos de empresários. Por falar nisso, a turma que não perde a piada já lançou até uma alcunha para esses espertinhos e já começam a pichar a cidade com "Os Desafetados". Mal sabem eles que no meio desse bloquinho têm muitos "afetadinhos".

Judas afetado

reprodução

Um intruso nos grupos dos protetores e moradores do Morro Ipiranga, local afetado pelo projeto da Prefeitura Municipal de Salvador, confessou a amigos mais próximos que estava fazendo o jogo duplo, chamado lá e low. O "afetadinho" participava das reuniões e grupos da galera e, após colher todas as informações, as "vendia" para um grupinho de empresários interessados em tais áreas. A galera já está pronta para detoná-lo, que ficou conhecido no meio como o "Judas Afetadinho", jeito sempre levou.

O pepino de Bruno 1

reprodução

A política, por vezes, é uma dança complexa de interesses e alianças. E o prefeito Bruno Reis não é exceção a essa regra, como demonstram os números impressionantes envolvendo sua influência e compromissos partidários. Ao todo, Bruno Reis se vê encarregado de 62 grandes nomes políticos: 32 vereadores, 15 ex-vereadores, 10 ex-deputados e 5 candidatos diretamente ligados a ele. Quando desmembramos esses números, a média assombrosa é de 7 nomes por partido! O mais intrigante é a lista de candidatos que, confiando no apoio e influência do prefeito, acreditavam em sua eleição em 2020.

O pepino de Bruno 2 

Eis alguns dos nomes que, com altas votações, confiaram em suas posições dentro dos partidos indicados por Reis e, no entanto, ficaram de fora: Alberto Braga obteve 7.516 votos, seguido por Palhinha com 6.822 votos. Felipe Lucas conquistou 6.817 votos, enquanto Beca registrou 6.395 votos e Kel Torres acumulou 6.344 votos. Lorena Brandão angariou 5.606 votos, Pedro Godinho alcançou 5.496 votos e Binho de Ganso recebeu 5.110 votos. Uziel Bueno contabilizou 4.882 votos, Tia Jove teve 4.490 votos, e Almir Barreto acumulou 4.250 votos. Osvaldinho registrou 4.196 votos, Alex Alemão obteve 4.143 votos, seguido por Omar Gordilho com 4.119 votos e, por fim, Tuico com 4.069 votos. Estes números, sem dúvida, lançam luz sobre as complexidades e desafios que Bruno Reis enfrenta ao tentar manter sua base de apoio e alianças intactas no cenário político baiano.

Lá e Low motorizado

Quem acompanha de perto a política já observou que existem algumas figuras que transitam bem entre grupos rivais. No entanto, durante a entrega da Casa da Mulher Brasileira, a sensação que deu é que a prefeitura de Salvador e o governo da Bahia não compartilham apenas alguns parlamentares, mas também alguns itens, como carros para que os servidores possam se deslocar durante o serviço.

Partidos de Fora

nsp
Joilson César/BNews

O governador Jerônimo Rodrigues deve organizar uma nova reunião nesta quinta-feira (21) para, quem sabe, finalmente bater o martelo e decidir quem será o escolhido. Porém, o que muitos não sabem é que muitos partidos "parceiros" estariam de fora desse momento. O que será que aconteceu?

Quem será esse candidato?

Todos os soteropolitanos estão acompanhando a "novela mexicana" do governo de Jerônimo Rodrigues para definir quem será o candidato à prefeitura de Salvador. Porém, com essa demora, surgiram boatos de que um partido muito importante estaria de olho em uma vaga no TCM, fazendo com que não queira abrir mão de algumas candidaturas. Agora a pergunta que não quer calar: quem será esse candidato?

Prioridades parlamentares

roberta
Reginaldo Ipê / CMS

A vereadora Roberta Caires, como já registrou matéria do BNews, lidera o ranking de faltas justificadas na Câmara Municipal de Salvador (são aquelas faltas que não implicam corte de salários), mas tem sido assídua aos treinos na Smart Fit do Caminho das Árvores. A edil alega que o que a afasta do plenário são questões familiares; porém, a vereadora tem encontrado tempo para manter os treinos orientados por personal trainer. Saúde é o que interessa.

Lhama Sanches

Duda Sanches perdeu a linha e resolveu bancar o "lhama" com um eleitor que protestava contra o polêmico projeto que desafeta imóveis em Salvador. "Cuspa e corra, porque se eu te pegar vou quebrar no pau", respondeu o edil.

A Secretaria da Páscoa

A pressa para que se chegue logo às eleições municipais parece não partir apenas por parte da imprensa ou do eleitorado. Alguns dos "apressadinhos" integram a gestão Jerônimo Rodrigues. Ao fim de seu discurso, em um evento realizado nos últimos dias, o secretário das Relações Institucionais, Luiz Caetano, desejou uma "Feliz Páscoa" ao público e aos jornalistas que cobriam o ato. O titular da Serin tentou voltar atrás e pediu desculpas. "É feliz Natal. É que a emoção é grande", disse. O governador Jerônimo entrou na brincadeira e de bate pronto nomeou Caetano como o secretário da Pascoal. Olha a pressa, secretário.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp