Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: a pedagogia dos tucaninhos

Divulgação/Reprodução/Redes sociais
Os bastidores da politica baiana  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Reprodução/Redes sociais

Publicado em 23/12/2021, às 05h30   Editoria de política


FacebookTwitterWhatsApp

Tucaninhos na SMED

Filhotes de um aristocrático ninho tucano estão com tudo na SMED. Os meninos vão de post it a iPad. E nos finais de semana em Praia do Forte são bem animados. Os tucaninhos seguem atentos aos comandos do tucano rei e saem as caças. O prefeito Bruno Reis está de olho e promete que em 2022 penas vão voar. A turma também toca obras com péssima QUALIdadde. Dessa revoada, para o deputado Paulo Câmara não sobrou nem um farelo de pão. A NSP também entende de avicultura!

Caranguejos, café e meninos

Nem bem o mangue acabou, os caranguejos já se movimentam para 2022. Editais para lá e para cá não param nos cafés da manhã do Wish Hotel e do Mercury do Rio Vermelho. Muita gente do Trade turístico e gourmet da capital chega em seus possantes para o regabofe. Entre croissant e muito capuccino, o verão da maior capital do país vai sendo desenhado e lançado aos famigerados grupos da CVC que irão aportar na cidade. Desse pirão, não conseguimos saber o que é carne e o que é o caranguejo, pois as mais diversas pernas CABELUDAS escondem o mistério do verão de Salvador.

Deputadinho na lama

Um antigo deputado baiano anda enfiando o pé na lama, literalmente. O rapaz está sem limites. Pede de material de EPI a suco de uva. A sede é tanta que ele esqueceu que da água que ele bebeu hoje ele joga barro a ponto de acabar com a cidade inteira. O MP já está de olho porque sabe que dessa lama ainda sai muita coisa do pequeno parlamentar.

Apagado

O deputado Tum (PSC) ganhou visibilidade com a CPI da Coelba, mas parece que essa fama não durou muito, não. Apesar da aprovação pela AL-BA, um conflito entre governo e oposição enterrou a investigação, ao menos para este ano. Talvez a comissão seja instalada em janeiro de 2022, mas, pelo que a NSP apurou, pode não contar com a presença de Tum. Vai voltar ao baixo clero.

Luz para si

Sem palanque na AL-BA, Tum tratou de criar destaque para si mesmo nos painéis de publicidade nas rodovias na região norte da Bahia, seu reduto político-eleitoral. Os olhos da NSP flagraram ao menos três placas estampando que a CPI foi “aprovada”. Mas aprovada por quem? Só Deus sabe, porque na prática a coisa tá travada. A realidade mesmo é que ele faz uso político dessa celeuma com a Coelba para engatar a candidatura a deputado federal.

Respiração acelerada

Um dos motivos que podem ofuscar a investigação sob a Coelba é outra CPI: a dos respiradores. Os deputados de oposição já estão colhendo as assinaturas e a comissão pode ser instalada. Se cuida, Correria.

Sem rodeios

Sutilmente, o prefeito Bruno Reis (DEM) deu um recado ao presidente da Câmara, Geraldo Jr (MDB): “Se ele pudesse, continuava presidente. Encarnou o cargo”, disse ao Fato & Opinião, da BNewsTV. Entendeu, ou não entendeu?

Versões do negacionismo

Contradição e bolsonarismo andam lado a lado. Defensores ferrenhos da ineficaz cloroquina porque, segundo eles, “estamos em guerra, e precisamos de todas as armas”, agora o grupo critica a vacinação porque não teve “estudos suficientes”. Ou seja, a defesa pode ser pela pátria, família, Deus, só não é pela saúde.

Assumido

Nesta semana, em entrevista ao PodZé, o eterno coronel da PM-BA Sturaro “revelou” ser bolsonarista. Surpreendeu um total de zero seres vivos.

Camaleão

O deputado Robinho é mesmo um camaleão da conveniência. Antes aliado do PT, hoje defensor de Bolsonaro. Ele chegou ao nível de postar um vídeo relativizando as agressões sofridas por jornalistas na Bahia de um segurança do presidente.

Aboninho

Quem ficou na bronca foram os servidores da Câmara Municipal de Salvador. Acostumados a vacas gordas com abonos pomposos de final de ano, esse ano tiveram que se contentar com um valor bem magrinho. O curioso é que ano passado foi o maior abono da história da Casa Legislativa, esse ano, o pior. Dois feitos do líder!

Oposição calada

A oposição na AL-BA não deu um “piu” sobre o aumento salarial do governador Rui Costa. Será que estão esperando um aumento também nos subsídios?

Governista do barulho

Após tirar dos nervos o líder da bancada de oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Sandro Régis (DEM), o deputado Jacó (PT), o governista do barulho, atacou mais uma vez na sessão desta quarta-feira (22).

Dessa vez, o parlamentar utilizava o seu tempo de fala em tom de encerramento e desejava feliz Natal e Ano Novo para os colegas, quando descambou: sugeriu que os deputados da oposição que pedem a criação de uma CPI para investigar o caso dos respiradores do Consórcio Nordeste “amarrarem uma abóbora no pescoço pra se aparecerem mais”.

"Quem tem que se aparecer e botar uma melancia na cabeça é Vossa Excelência, que tá com uma Bahia que só existe na sua cabeça e na sua imaginação”, retrucou Carlos Geilson (PSDB), irritado.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp