Colunas / Na Sombra do Poder

Na Sombra do Poder: Viúva Porcina

Foto: Reprodução
Os bastidores da politica baiana  |   Bnews - Divulgação Foto: Reprodução

Publicado em 24/08/2023, às 06h00 - Atualizado às 09h18   Editoria de Política


FacebookTwitterWhatsApp

Viúva Porcina
Uma parlamentar do estado vem sendo chamada de Viúva Porcina pelos quatro cantos da cidade. O fato é relatado à NSP através de uma assessora muita arisca que a cerca. A moça, muito vistosa e bela, vem causando do norte ao sul do estado. E pasmem os senhores: o dito cujo ainda nem partiu dessa para melhor. Com sua exuberância extrema e forma de pavão, ela destila sedução ao alto clero do executivo e legislativo local. Dizem as boas e péssimas línguas que só tá esperando o rapaz "partir" para ela assumir o amor de uma vida. Afe, Maria.

O Rei do Piseiro
Um importante deputado baiano vem sendo chamado de Rei do Piseiro. Isso porque o moço vem apadrinhando alguns artistas do novo ritmo nordestino e amealhando alguns “reais” pelo interior do estado, pedindo e sugerindo aos seus prefeitos que coloquem seus artistas para tocar a preços nada republicanos através de algumas emendas tortas. É Piso em cima de Piso…

Um amor de pet
Um empresário baiano, bem famoso pelas traquinagens locais, vem sendo reconhecido pelo seu amor ao mundo pet. Oh, que lindo... O rapaz vem “despejando” dinheiro bem lavado em operações no mundo animal. A Sombra avisa que o cachorro é o melhor amigo do homem, mas de vez em quando pode trair o dono e morder por trás...

Asas podadas
Um certo político falastrão que anda por aí ameaçando a Deus e o mundo e que vai a plenário se intitular de Cavalo do Cão, não passa de uma pobre Tanajura. Inseto esse que, quando tem suas asas podadas e corre o risco de perder o suposto poder que acha que tem, não passa de uma simples formiguinha de açúcar. Então, ó Tanajura, se aquieta em sua insignificância e não mexe com quem está quieto.

Recadinho
O BNews não trabalha sob ameaça e muito menos tolera grito ou ataque de pelanca de quem quer que seja. Cramunhão desse tipo sempre vai ter a resposta que merece.

Plano vazado
Que Adolfo Menezes quer o terceiro mandato na presidência da ALBA, todo mundo já desconfiava. O que ninguém esperava era que o senador Angelo Coronel entregasse o plano nas redes sociais: a ideia é mexer na Constituição do estado, para que o atual presidente possa se manter seis anos consecutivos na cadeira.

Sonhos balançados
Quem não gostou nada da ideia foram os deputados estaduais Ivana Bastos e Rosemberg Pinto, que sonham com o posto de presidente da ALBA no próximo biênio, de 2025 a 2027. A primeira tem muito voto fora da Casa, mas não faz política dentro do parlamento. O segundo até é bem quisto pelos pares, mas precisa contar com Adolfo fora do jogo para poder sonhar.

Língua solta
Nem Adolfo curtiu muito a revelação feita pelo amigo Coronel. Nos bastidores, ele até fala do desejo de ficar um pouco mais no comando da ALBA, mas publicamente ele diz nem pensar no assunto, que está muito cedo para falar em 2025, etc. Acho que agora ele aprendeu que o correligionário senador tem a língua solta.

g

Nos dos outros é refresco
Coronel está antecipando publicamente a batalha do amigo Adolfo, mas diz que a imprensa exagera quando lhe pergunta sobre 2026. A verdade é que o senador pode perder o posto na chapa majoritária para Ronaldo Carletto, que já levou mais de 50 prefeitos ao Avante e quer porque quer se viabilizar como candidato ao Senado na chapa de Jerônimo. A ver.

Desmanchando
Inclusive, a maior parte dos novos prefeitos do Avante estão saindo do PP, que desmancha pouco a pouco após Negromonte Jr. assumir a presidência estadual da legenda. Até o vice-presidente local do partido, Neto Carletto, articula para tirar quadros do Progressistas e levá-los à sigla do tio Ronaldo.

g

Quem quiser que acredite
Enquanto atua pelo Avante, Neto Carletto jura de pé junto que seguirá no PP e construirá no partido. Nos bastidores, isso está causando um incômodo imenso nos velhos caciques do Progressistas. Publicamente, eles não assumem de jeito nenhum a debandada. Mas a NSP está vendo tudo.

Tudo sob controle
O desmonte do PP e a construção de um novo Avante passa também pelos gabinetes do secretário Luiz Caetano e do governador Jerônimo. Eles prometeram a Ronaldo Carletto total apoio e estão entregando. Os governistas querem um novo teodolito, com PT, PSD e Avante.

O aviso de Rui
Visitando a Bahia, como de praxe, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, fez o que mais gostava quando ainda era governador: alfinetar aliados com um tom de brincadeira. A vítima da vez foi o presidente da Assembleia, Adolfo Menezes, que não o convidou para um determinado evento em Campo Formoso. O ex-governador mandou avisar: “Vou marcar uma reunião com o outro amigo de Campo Formoso”.

g

Imbassahy tá on? 1
A Câmara Municipal de Salvador (CMS) estava bastante movimentada na tarde de quarta-feira (23). Várias emissoras de televisão (e uma de rádio) marcaram presença. Uma cena incomum, já que a imprensa que costumeiramente cobre os acontecimentos da Casa são os sites e portais. O motivo de tanta gente por lá? A presença do ex-prefeito de Salvador, Antônio Imbassahy (PSDB), que compareceu à CMS para ser homenageado no projeto “Lembranças do Futuro de Salvador”.

g

Imbassahy tá on? 2
Mas será que a presença dele quer dizer mais alguma coisa? Bom, o próprio Imbassahy garantiu que não, mas ele deixou claro que quer ser convidado para "contribuir" nas eleições municipais de 2024 e enfatizou: "Eu acumulei experiência na vida". Será que Imbassahy tá on? Em breve saberemos...

Lá e low?
Como a coluna citou nas últimas semanas, por mais que o cenário eleitoral se mostre ainda indefinido, o clima eleitoral de 2024 já começou nas pautas da prefeitura. A novidade, pero no mucho, é que os eventos do governo baiano seguem o mesmo caminho. Um coletivo de bairros de Salvador, tida como ligada a um edil da base carlista, marcou presença no evento petista, lado a lado com o MTST. Em suas rede sociais, o que se vê são registros com políticos de diversas linhas políticas, inclusive o parlamentar governista na CMS. Pulos de cerca à vista

g

Carballal Habilidoso "Freitas"
Licenciado do mandato de vereador para assumir a CBPM no governo Jerônimo, Henrique Carballal está com tempo de sobra depois que passou a comandar a estatal. Nesta semana, apareceu nos stories do instagram "batendo uma luvinha" com um professor de boxe. A NSP quer saber se o ex-edil está treinando para enfrentar algo ou alguém que necessite de muito esforço? Como a própria legenda diz: esse é habilidoso com as luvas nas mãos.

g

Antro dos derrotados?
Nesta semana,  o secretário de Governo da prefeitura de Salvador esteve no BNews para uma entrevista e foi questionado sobre os comentários maldosos direcionados à pasta na qual comanda, que abriga figuras derrotadas como o ex-deputado Marcelo Nilo, além dele mesmo, que perdeu a disputa ao Senado em 2022. "Sou um cara que não me arrependo de nada. Nas derrotas a gente aprende mais do que nas vitórias". Aham, sei.

Foco, força e fé
Ao que parece, o vereador Alberto Braga (Republicanos) vem focando bastante na alimentação e na vida FIT. Prova disso, foi a revelação que ele fez ao apresentador Rafael Albuquerque, do programa Se7e da Matina, quando estava explicando como agiu durante o bafão entre Teo Sena e Átila do Congo. Veja vídeo abaixo:

Agora é tarde
Ninguém entendeu o esquema gigante de segurança no enterro da Mãe Bernadete, sendo que ela pediu ajuda ainda em vida e não foi atendida...

g

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp