BNews Nordeste

Alese retoma sistema misto de participação nas Sessões por causa do aumento de casos da Covid-19

Divulgação/Alese
Alese volta a implantar sistema misto de participação nas Sessões  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Alese

Publicado em 11/02/2022, às 17h54   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente em exercício da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), Francisco Gualberto (PT), anunciou que irá retomar, na próxima terça-feira (15), o Sistema de Deliberação Remota (SDR), que consiste na atividade presencial e/ou remota da atividade parlamentar durante às Sessões plenárias. Isso porque o número de casos da Covid-19 tem crescido em todo o país.

O Ato da presidência Nº 20.491, assinado durante a Sessão plenária desta quinta-feira (10), determina o emprego do SDR em função da adoção de medidas de enfretamento à propagação do vírus Covid-19. Assim como a Alese, outras instituições públicas como o Tribunal de Justiça de Sergipe, Ministério Público e Defensoria Pública também já adotaram medidas para tentar conter o vírus.

Leia Mais:

Líder do PTB paulista pede cassação de mandato de deputado sergipano; parlamentar rebate acusações após vazamento de conversa
Presidente da Alese revela tumor: “Cresceu 12x mais do que deveria”
Alese: Promotores ganham aumento de gratificação em 15% e servidores do TCE, MPE e Alese têm reajuste de 3% no salário

“Ontem foram 1.350 óbitos no Brasil e, para muita gente, parece que não está acontecendo nada, que está tudo normal. A previsão do observatório da Universidade Federal de Sergipe é que o pico da pandemia se dará entre meados de março e abril, temos em média próximo de dois mil casos todo dia e é subnotificado porque nem todos testam”, disse Gualberto.

O presidente da Alese lembrou que o número de mortes em decorrência da doença tem aumentado em Sergipe. “Em torno de seis mortes estão sendo registradas aqui no Estado diariamente, o que totaliza 180 pessoas mortas vítimas de uma única doença. Por este motivo, conversamos com os colegas parlamentares, que apoiaram a decisão e a Mesa Diretora da Alese decidiu retomar o sistema misto de atuação, como foi feito nos anos de 2020 e 2021. O deputado que quiser participar presencialmente vem, o que quiser participar de forma remota também terá essa garantia sem prejuízo algum na sua participação durante as Sessões plenárias”.

O subsecretário-geral da Mesa Diretora da Alese, Igor Albuquerque, também destacou a importância da retomada da SDR na Assembleia. “É um momento delicado e de atenção que a sociedade vive diante do aumento de casos positivos de Covid-19. A Alese, através dessa normativa, assegura a toda sociedade sergipana que mesmo diante de qualquer possibilidade de perigo não haverá paralisação da atividade na instituição, que o deputado estadual fará o exercício do seu mandato popular, sem nenhum prejuízo, por meio das tecnologias”.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp