BNews Nordeste

Aprovados em concurso público precisam fazer exame toxicológico para posse do cargo, diz nova Lei de Pernambuco

Agência Brasil
Se teste der positivo, candidato terá o direito de apresentar uma contraprova. Nova lei estadual começa a valer dentro de 90 dias  |   Bnews - Divulgação Agência Brasil

Publicado em 24/06/2022, às 14h48   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Uma nova Lei Estadual determina que os aprovados em concurso público em Pernambuco façam exame toxicológico para poder tomar posse do cargo. A lei número 17.825/2022 foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira (23).

De acordo com o G1, as diretrizes da nova norma acrescentam o teste negativo para drogas como determinante para posse do candidato aprovado em concurso público no estado. O objetivo é garantir a sanidade física dos aprovados. O texto afirma também que o exame toxicológico deve ter uma janela mínima de 90 dias para detecção de substâncias psicoativas.

Os exames clínicos e laboratoriais também estão previstos na nova lei e poderão fazer parte da avaliação médica do candidato, além do tradicional teste de aptidão física.

Leia mais:

Carro cai em canal de transposição do Rio São Francisco e duas pessoas morrem no local; veja

Velório: Amigos e familiares se despedem do indigenista Bruno Pereira

Laudo pericial reforça relato de jovem sobre agressão da PRF em Sergipe

Caso o teste toxicológico seja positivo para a utilização de drogas, a lei garante que o candidato terá o direito de apresentar uma contraprova. Os prazos e as condições exigidas para realizar esse segundo exame, no entanto, devem ser definidos pelo edital de cada concurso público. O custo do exame toxicológico pode ser pago tanto pela instituição que organiza o concurso, quanto pelo candidato.

A nova lei entra em vigor 90 dias depois da publicação no Diário Oficial. A proposta foi apresentada pelo deputado estadual Alberto Feitosa (PL) e, após aprovação, promulgada pelo presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Eriberto Medeiros (PSB).

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp