BNews Nordeste

CPI da Covid-19 deve ser grande tema das eleições no Rio Grande do Norte

Foto: Elias Medeiros
Atual governadora do Estado foi indiciada em CPI  |   Bnews - Divulgação Foto: Elias Medeiros

Publicado em 24/05/2022, às 05h00   Osvaldo Barreto


FacebookTwitterWhatsApp

O tema central das eleições para o governo do Estado do Rio Grande do Norte deve ser a CPI da Covid, tendo em vista que, o relatório final propôs o indiciamento de quatro pessoas, sendo uma delas a atual governadora, Fátima Bezerra (PT), que tenta a reeleição. A Comissão Parlamentar de Inquérito concluiu que o Estado pagou quase R$5 milhões ao Consórcio Nordeste e não recebeu os 30 respiradores. 

Leia também:

O relatório foi entregue à Procuradoria Geral da República e resultou em uma investigação em andamento pela instituição e Controladoria-Geral da União. Em abril, 14 mandados de busca e apreensão foram cumpridos, nenhum deles no Rio Grande do Norte. Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte investigou "o que a CPI do Senado não teve a coragem de fazer", disse o senador Eduardo Girão sobre o tema.

As investigações ainda não afetaram nas intenções de votos à Fatima Bezerra. Pelo menos é o que demonstra a última pesquisa encomendada pelo Jornal Tribuna do Norte e realizada pelo Ipespe (Instituto de Pagamento Especiais de São Paulo). Fátima aparece com 34% e lidera com grande vantagem. 

O senador Styvenson Valentim (Podemos) aparece na segunda colocação, com 13% das intenções de votos no Estado. Quando a Comissão foi iniciada, ele parabenizou os deputados estaduais do Rio Grande Norte. A carreira política do ex-policial militar é recente, iniciada em 2018, quando foi candidato ao Senado pelo Sustentabilidade.

Com 8%, aparece Ezequiel Ferreira Souza (PSDB), atual presidente da Assembleia Legislativa. Contudo, o político tem descartado uma candidatura e afirma que vai disputar novamente um posto para Assembleia.  “A especulação sobre minha pré-candidatura ao Governo não partiu de mim. Só fui especulado quando a oposição percebeu que os nomes mais fortes, o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT) e o atual, Álvaro Dias (PSDB), ficariam de fora da disputa. Não houve escolha pela minha candidatura e sim o chamado diante da impossibilidade desses dois nomes”, explicou.”, explicou Ezequiel.

Completam uma possível candidatura ao governo do Rio Grande do Norte, Breno Queiroga (Solidariedade), Haroldo Azevedo (Patriota) e Clorisa Linhares (Brasil 35). Os três estão tecnicamente empatados. 

A pesquisa foi realizada nos dias23 a 26 de março de 2022 e está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob os números BR-07968/2022 e RN-05273/2022, com margem de erro de 2,9 pontos para mais ou para menos. Foram entrevistadas 1.200 pessoas. 

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp