BNews Nordeste

Eleições 2022: pré-candidatos ao governo do Maranhão acirram disputa eleitoral

TV Estadão/Reprodução
Principais nomes para as eleições buscam apoio oficial do pré-candidato à presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT)  |   Bnews - Divulgação TV Estadão/Reprodução

Publicado em 28/05/2022, às 05h00   Osvaldo Barreto


FacebookTwitterWhatsApp

A disputa eleitoral no Maranhão para 2022 tende a ser acirrada até os minutos finais. Oito pré-candidatos se apresentam como opções para disputa ao governo do Estado. Mesmo neste cenário de indecisão, o nome de Carlos Brandão (PSB), atual governador do Estado aparece como líder nas intenções de votos (24%), na última pesquisa realizada no Estado, pelo Instituto Escutec, divulgada no dia 1 de maio. 

Leia também:

Para receber o apoio do Partido dos Trabalhadores (PT), Carlos Brandão, que era vice-governador de Flávio Dino, e assumiu após o governador deixar o posto para concorrer ao Senado, teve que mudar de sigla. No inicio do ano ele deixou o PSDB e passou para o PSB. A mudança fez com que o Senador Weverton Rocha (PDT) deixasse a base aliada para se lançar pré-candidato ao governo e se tornar o maior concorrente. Na última pesquisa, Weverton Rocha aparece na segunda colocação com 20% das intenções de votos.  

Confira a lista de possíveis candidatos ao governo do Maranhão

Carlos Brandão (PSB)

Vice de Flávio Dino (PSB), Carlos Brandão assumiu a posição de governador após a renuncia de Dino. Agora disputará a reeleição ao governo do Estado. Brandão é médico veterinário e empresário. Na política, ele foi deputado federal de 2007 a 2014. Em 2011, ele assumiu a presidência estadual do PSDB e permaneceu no posto até 2017, quando se filiou ao Republicanos. Voltou a integrar o PSDB em 2021, mas migrou para o PSB para receber o apoio do próprio Dino e do PT. 

Weverton Rocha (PDT)

Senador desde 2018, Weverton Rocha ainda aguarda um aceno do Partido dos Trabalhadores para sua candidatura. Desde o lançamento da sua pré-candidatura, ele tem se apresentado como o "melhor amigo do Lula no Estado". Para tal, o senador garante ter pacificado sua candidatura com Ciro Gomes e o PT. Além do Senado. Weverton Rocha ocupu o cargo de deputado federal por dois mandatos, de 2011 a 2018. Além de ter sido do PDT no Congresso. 

Edival Holanda Júnior (PSD)

Advogado e político em São Luís, Edivaldo foi prefeito da capital por oito anos, entre 2012 e 2020. Ocupou também o posto de Deputado Federal pelo PTC, partido do qual foi líder na Câmara. Nascido em São Luís, Holanda é formado em Direito e já foi  vice-presidente da Comissão de Legislação Participativa do Congresso Nacional.

Lahesio Bonfim (PTB)

Lahesio Bonfim é médico e ex-prefeito da cidade de São Pedro dos Crentes (MA). Ele renunciou ao cargo para ser candidato ao governo do Maranhão nas eleições de 2022. Ele se apresenta como opositor ao comunismo no Estado. Em evento recente, em que anunciou apoio ao candidato ao Senado, Roberto Rocha (PTB), Lahesio afirmou ele é um "pré-candidato que pode desbancar o comunismo de uma vez por todas". 

Josimar Maranhãozinho (PL)

Deputado Federal e ex-prefeito do município de Maranhãozinho, ele inicio a vida política em 20024, ao ser eleito prefeito Maranhãozinho, sendo reeleito em 2008. Antes de chegar ao congresso, ele foi deputado estadual pelo PR e atualmente está filado ao PL. Josimar Maranhãozinho está sendo investigado pela Polícia Federal (PF) em operação que aponta ele como líder de uma organização criminosa, com a participação de outros deputados. O grupo teria utilizado um grupo armado, extorsões e saques em dinheiro para desviar emendas parlamentares destinadas à prefeituras do Maranhão. 

Simplício Araújo (Solidariedade)

Pré-candidato ao governo do Estado em 2022 pelo Solidariedade, Simplício Araújo é ex-secretário de Indústria e Comércio do governo Flávio Dino. Entre os anos de 2011 e 2015, ele foi deputado federal pelo PPS. Em 2013, trocou de partido e filiou-se ao Solidariedade.

Enilton Rodriguel (Psol)

Presidente estadual do Psol, Enilton Rodrigue é pré-canditado a governador do Maranhão em 2022. Nascido no município de Arame (MA), Rodrigues é formado em Engenharia e foi candidato a deputado estadual, em 2018, e a vereador de sua cidade natal, em 2020, mas não conseguiu vencer as disputas.

Hertz Dias (PSTU)

Professor de ensino médio, Hertz Dias foi anunciado como pré-canditado pelo PSTU. Ele marcou sua trajetória política com ligações aos movimentos quilombolas. Em 2020, concorreu à prefeitura de São Luís, mas não logrou êxito. 

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp