BNews Nordeste

Eleições em Alagoas: Após reviravoltas, PP recorre ao STF e Fux suspende a realização do pleito

Agência Brasil
Pleito seria realizado nesta segunda (2), após ex-governador Renan Filho deixar o mandato para disputar o Senado e o ex-vice ter saído para assumir prefeitura  |   Bnews - Divulgação Agência Brasil

Publicado em 02/05/2022, às 08h59   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, suspendeu a eleição indireta para o governo de Alagoas, marcada para esta segunda-feira (2). Apesar da decisão de Fux ser provisória, vale até o relator do caso, ministro Gilmar Mendes, se manifestar.

De acordo com o portal G1, a briga judicial no âmbito estadual sofreu muitas reviravoltas e a decisão que impedia a eleição indireta em Alagoas chegou a ser derrubada na última sexta-feira (29). Dessa maneira a Assembleia Legislativa confirmou o pleito para esta segunda-feira (2). Agora, com a manifestação de Fux, o pleito fica novamente suspenso.

Leia mais:

Jovem é morta com vários tiros nas costas enquanto andava na garupa de motocicleta

Homem é preso após assassinar companheira e postar imagens do crime nas redes sociais

Feminicídio: Mulher é assassinada a tiros e marido da vítima é o principal suspeito

A eleição indireta em Alagoas foi marcada pela Assembleia Legislativa do Estado para eleger substitutos aos cargos de governador, já que Renan Calheiros Filho (MDB) renunciou para concorrer ao senado neste ano; e para vice-governador, cargo vago após Luciano Barbosa (MDB) ter saído para assumir a prefeitura de Arapiraca em 2020. Para a casa legislativa, a iniciativa visa escolher novos mandatários para o Estado até o fim deste ano.

A briga judicial começou com a insatisfação do diretório estadual do PSB com a forma definida pela Assembleia para a realização da eleição indireta e solicitar a suspensão do pleito. Após reviravoltas no caso, foi a vez do PP acionar o STF para uma decisão urgente sobre a realização da eleição, ao que o ministro considerou apresentar alguma inconstitucionalidade.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp