BNews Nordeste

Homens armados incendeiam casas e expulsam moradores de comunidade no Maranhão

Imagem Homens armados incendeiam casas e expulsam moradores de comunidade no Maranhão
Moradores vivem no local há mais de 80 anos  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 20/03/2023, às 18h02   Cadastrado por Bernardo Rego


FacebookTwitterWhatsApp

Homens fortemente armados invadiram casas de uma comunidade tradicional, em São Benedito do Rio Pretoto, no Maranhão. As casas foram incendiadas e os moradores foram obrigados a deixar as suas terras. Conforme o G1, os criminosos levaram alimentos e animais de moradores da comunidade Baixão dos Rocha, que ocupa uma área de cerca de 600 hectares. O grupo mora na localidade há mais de 80 anos, onde cerca de 25 famílias vivem da agricultura familiar e do extrativismo.

Os conflitos tiveram início em 2021, quando duas empresas iniciaram o plantio de soja na região. De acordo com os camponeses, uma das empresas começou a ameaçar as comunidades rurais da cidade e a desmatar o território, sem licença ambiental para plantar soja.

O território onde vivem as comunidades é público, e o Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Interma) já identificou que as terras foram griladas. De acordo com o governo do Maranhão, a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e a Secretaria de Segurança Pública realizaram uma diligência no local para apurar os fatos e oferecer assistência às famílias.

A Sedihpop, por meio da Comissão Estadual de Prevenção de Violência no Campo e na Cidade, também afirmou que tem realizado um acompanhamento com essas comunidades com o objetivo de buscar uma solução para os conflitos socioambientais na região.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp