BNews Nordeste

Justiça determina afastamento de três prefeitos por suspeitas de corrupção em cidade nordestina

Reprodução/G1
Tribunal de Justiça de cidade nordestina afastou três prefeitos ligados à suspeitas de corrupção  |   Bnews - Divulgação Reprodução/G1

Publicado em 23/02/2024, às 18h12   Cadastrado por Marco Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Nos últimos três dias, a Justiça do Maranhão ordenou o afastamento de três prefeitos do interior do estado. As suspeitas envolvem desvio de dinheiro, fraude licitatória e descumprimento de ação judicial nos municípios de Cândido Mendes, São Luís Gonzaga do Maranhão e Santa Luzia do Tide. A informação é do portal G1.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

Em Santa Luzia do Tide, a prefeita Francilene Paixão de Queiroz, conhecida como França do Macaquinho, foi afastada após uma ação do Ministério Público do Maranhão (MP-MA).

Reprodução
Reprodução/TV Mirante

Ela é acusada de desviar cerca de R$ 64 milhões e 81 mil dos cofres públicos destinados à Previdência Municipal. Além do afastamento, a decisão judicial a proíbe de concorrer a eleições por oito anos e a obriga a devolver os fundos desviados.

Reprodução/ TV Mirante
Reprodução/ TV Mirante

Já em São Luís Gonzaga do Maranhão, o prefeito Francisco Pedreira foi afastado por 90 dias após descumprir um Termo de Ajustamento de Conduta relacionado à realização de concurso público para cargos na administração municipal.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Enquanto isso, em Cândido Mendes, o prefeito José Bonifácio Rocha de Jesus, conhecido como Facinho, enfrenta acusações de fraude em uma licitação de construção de estrada vicinal.

Facinho, que já foi cassado pela Câmara Municipal no ano passado, é também acusado de tentar subornar um vereador para desistir do mandato. A Justiça determinou seu afastamento do cargo devido às sérias acusações de corrupção.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp