BNews Nordeste

Mortes por acidente de trabalho crescem 35% na Paraíba em um ano

Agência Brasil
Cerca de oito acidentes são registrados por dia na Paraíba, segundo dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho  |   Bnews - Divulgação Agência Brasil

Publicado em 27/04/2022, às 12h00   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

O número de acidentes de trabalho na Paraíba aumentou 27% e as mortes de trabalhadores em plena atividade, 35%, entre 2020 e 2021. Esses dados foram divulgados pelo Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho numa iniciativa do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Na Paraíba, a média é de 8 acidentes por dia.

De acordo com o portal G1, no ano passado foram registradas 2,3 mil notificações de acidentes de trabalho no Estado, com 14 óbitos. Em 2021, foram 2,9 mil ocorrências com 19 mortes. Esses dados fazem parte das ações do movimento Abril Verde, realizadas pelo MPT, que é uma campanha nacional de alerta para a importância da notificação de acidentes e doenças do trabalho. O objetivo da campanha é, a partir dos dados coletados, sugerir políticas públicas de prevenção e, dessa forma, reduzir os índices de acidentes e mortes em atividade laboral.

Ainda segundo o levantamento do total de 2.939 acidentes de trabalho registrados na Paraíba no ano passado, 43% ocorreram em João Pessoa, ou seja, 1.267 casos. Além disso,1,6 mil trabalhadores na Paraíba foram afastados das suas atividades como vítimas de acidentes de trabalho. Desses, 48 não retornaram e foram aposentados por invalidez.

Leia mais:

Medicamentos pediátricos estão em falta nas farmácias de Teresina

Suspeito de comercializar ilegalmente cigarro eletrônico é preso em Fortaleza

Após operação da PF, Consórcio Nordeste reafirma que foi vítima de empresários

Dentre os setores com maior notificação de acidentes de trabalho está o de atividades de atendimento hospitalar, com 244 casos registrados em 2021. E técnico de enfermagem foi a ocupação mais citada nas notificações com 140 nesse mesmo período.

Fabricação de calçados, construção de edifícios, atividades de Correios, comércio e supermercados, teleatendimento, distribuição de energia elétrica, atividades de transportes, administração pública em geral e coleta de resíduos também estão entre os setores econômicos com mais notificações de acidentes registrados no ano passado.

Os dados coletados revelam que o perfil das vítimas está em plena idade produtiva, na maioria das vezes, é do sexo masculino e tem entre 25 e 29 anos. Entre as mulheres, a faixa etária mais frequente é entre 30 e 34 anos.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp