BNews Nordeste

PM lança jato de spray de pimenta em grupo que andava de bicicleta; assista

Reprodução
A PM informou que abrirá investigação preliminar mesmo sem denúncia formal sobre o caso  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 05/05/2022, às 10h12 - Atualizado às 10h22   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Um policial foi flagrado jogando spray de pimenta em ciclistas no bairro Varadouro, em Olinda, na Grande Recife. As imagens mostram um grupo de bicicleta no canto da via quando um carro do Batalhão de Polícia de Radiopatrulha (BPRP) da Polícia Militar passa ao lado e um policial lança o produto pela janela. O vídeo viralizou nas redes sociais nesta quarta-feira (4).

De acordo com o G1, um dos ciclistas demostra revolta com o que aconteceu. "Nem respeitam. Só tem criança no bagulho", diz. Por causa da notoriedade do caso pela internet, a PM informou que abrirá investigação preliminar mesmo sem denúncia formal sobre o caso.

Em nota, a corporação também disse que a Corregedoria da Secretaria de Defesa Social (SDS) está investigando a situação e se encontrar elementos suficientes, será instaurado um Procedimento Administrativo Disciplinar contra os policiais militares envolvidos no caso.

Leia mais:

Criança desaparece enquanto brincava em casa e é devolvida cerca de 10 horas depois; polícia investiga caso

Vídeo: Sargento se nega a pagar conta e causa confusão em restaurante de destino famoso

Polícia Civil divulga foto de acusado de matar cantor de Arrocha em Aracaju

Os ciclistas atingidos pelo spray de pimenta integram os grupos "Meninos do Asfalto", de Olinda, e "Rolezinho de Bike", da Bomba do Hemetério, no Recife. Com mais de 90 participantes, entre crianças e adultos, há mais de dois anos eles se reúnem para pedalar duas vezes na semana. O percurso é sempre diferente.

"Acredito que seja algum tipo de discriminação, porque nosso grupo não é um grupo padronizado. Tem muita gente de classe social baixa, as bicicletas são todas simples. A gente sai da Bomba do Hemetério para Pina e Boa Viagem [na Zona Sul], e Olinda. Nas áreas de classe alta, eles ajudam, abrem o trânsito, nas outras o comportamento é deste tipo", relatou um integrante do grupo, Miqueias Dias.

A PM disse que pessoas que se sentirem lesadas por um comportamento inadequado de policiais, devem procurar a Corregedoria Geral da SDS, ou a própria unidade a que pertence o efetivo, para efetuar a queixa e agilizar os procedimentos cabíveis.

Com a repercussão do caso nas redes sociais, grupos ligados aos direitos humanos cobraram esclarecimentos sobre o ocorrido. A Coordenação Compartilhada do Comitê estadual de Combate e Prevenção à Tortura no Estado de Pernambuco enviou um ofício à SDS solicitando que sejam tomadas as "providências necessárias".

"O gás de pimenta é um artefato de uso exclusivo da segurança pública em situação extrema e não pode ser confundido como brinquedo de policial, colocando em risco o equilíbrio de pessoas conduzindo bicicletas, sem nenhum motivo que justifique a desproporcionalidade dessa ação", afirmou Wilma Melo, coordenadora do grupo.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp