BNews Nordeste

Um a cada cinco policiais réus por tortura no Brasil é do Ceará

Divulgação/SSPDS
Ceará lidera um ranking nacional preocupante e ligado com uma das principais áreas sociais do país, a de segurança pública  |   Bnews - Divulgação Divulgação/SSPDS

Publicado em 27/06/2022, às 09h13   Redação / BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Ceará lidera um ranking nacional preocupante e ligado com uma das principais áreas sociais do país, a de segurança pública. O total de 194 policiais virou réu por tortura no Brasil, 37 apenas no estado nordestino, nos últimos cinco anos. Os dados são de apuração do jornal O Globo em diários dos Tribunais de Justiça.

O levantamento considera policiais civis, penais e militares que respondem por tortura. A média é de um agente processado pelo crime a cada 10 dias, desde 2017. Do total, 134 réus são da Polícia Militar, 336 são da Polícia Civil e 24 da Polícia Penal.

No Nordeste, outros estados registram processos pelos crimes. Alagoas (8), Maranhão (5), Paraíba (4), Bahia (3), Rio Grande do Norte (3), Piauí (2) e Pernambuco (1).  

No âmbito nacional, ainda segundo o levantamento, o espancamento foi o método de tortura usado em 98 casos. O total de 37 crimes foi realizado com sufocamento com uso de saco ou pano. A violência sexual foi utilizada 22 vezes.

Os policiais torturadores também se valeram de golpes com objetos (fuzil, cassetete ou chicote) 18 vezes. Afogamento e spray de pimenta/gás lacrimogênio também foram métodos utilizados em 17 e 14 dos casos, respectivamente.

Leia Mais:

Homem e criança de 4 anos morrem após caírem de prédio em Recife

Mesmo rendido, homem leva tiro à queima roupa de arma não letal da PM

Justiça cancela apresentações juninas em várias cidades do Maranhão na última semana

O último método foi o mesmo aplicado no caso de Genivaldo Santos, morto no fim de maio depois de ter sido trancado no porta-malas de uma viatura e submetido a inalação de gás lacrimogêneo.

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp