BNews Nordeste

Vereador chama colega de 'viado' durante sessão na Câmara de Olinda; veja vídeo

Reprodução/Instagram @vereadorjojoguerra
Presidente da Casa Legislativa ameaçou abrir denúncia contra vereador que soltou fala homofóbica  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Instagram @vereadorjojoguerra

Publicado em 26/07/2022, às 20h51   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O vereador do município de Olinda/PE, Jojó Guerra (PL), chamou o também parlamentar Vinicius Castello (PT) de "viado", durante uma sessão da Câmara Municipal que estava sendo transmitida pela internet no canal do Legislativo, nesta terça-feira (26) – veja vídeo abaixo.

"Como você bem fala e brinca, né? Eu acho que, nesse momento, posso falar isso, se você declara que você é um viado. Eu acho que você ter feito esse papel e ter defendido o que você escolheu, é direito seu. Diferentemente de outras pessoas. Que você como viado mesmo, é muito mais homem", afirmou o liberal.

De acordo com o G1, no entanto, antes de concluir a fala, o edil foi interrompido e advertido pelo presidente da Câmara, Saulo Holanda (SD), que pediu que o parlamentar tivesse respeito.

Em seguida, Holanda ameaçou abrir uma denúncia contra ele no Conselho de Ética do Legislativo municipal. "O senhor já faltou com respeito na outra sessão. Vou abrir uma apuração Conselho de Ética contra o senhor", afirmou.

Ao retomar a fala, Guerra disse que foi julgado na igreja que frequenta, a Evangélica Assembleia de Deus em Pernambuco, porque foi dito que ele votou a favor de um projeto do petista.

"O discípulo do prefeito professor Lupércio [prefeito de Olinda] pegou esse vídeo, levou para o lado dentro da comunidade para dizer que eu tinha votado a favor dos gays, LGBTQIA+, para estarem dentro das igrejas fazendo o que quisessem fazer, se casar, de estar lá frequentando", disse.

O projeto ao qual Jojó se referiu, segundo Vinicius Castello, não tem nenhuma ligação com qualquer religião. Na verdade, proíbe a discriminação por questões de orientação sexual e de gênero dentro da cidade.

Também ao G1, Vinicius Castello afirmou que Jojó Guerra não tem o direito de se referir a ele da forma que fez.

"Por mais que eu fale que eu seja uma pessoa LGBT, por mais que eu fale que seja bicha, viado ou o que for, sou eu falando. Eu não estou dando permissibilidade para que outras pessoas falem também, como se tivessem no direito de falar", declarou.

Por nota, a Câmara dos Vereadores de Olinda disse que não incentiva nem aceita nenhuma forma de discriminação e que o presidente determinou ao Departamento Jurídico que avalie o ocorrido para, depois, se pronunciar sobre a possibilidade de representação no Conselho de Ética contra Jojó Guerra.

Também por nota, o vereador Jojó Guerra disse que não teve a intenção de ofender Vinicius Castello e que, em mais de um ano de convívio na câmara, nunca o desrespeitou. O vereador também disse que, em sua fala, elogiava o colega e que repetiu o parlamentar fala durante as sessões.

"No momento em que fui o elogiá-lo utilizei a mesma expressão que o mesmo já se intitulou em outras sessões na câmara. Reafirmo meu sentimento de respeito com o vereador e qualquer um que tenha se ofendido. Peço desculpas quanto a algum mal-entendido", declarou, no comunicado.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp