BNews Pet

Cansado de comprar ração? Saiba como introduzir alimentação natural na dieta dos seus pets

IStock/Getty Images
Assim como os seres humanos, animais também precisam ter uma dieta balanceada para garantir uma vida saudável  |   Bnews - Divulgação IStock/Getty Images

Publicado em 02/06/2021, às 12h03   Laiz Menezes


FacebookTwitterWhatsApp

Não é novidade que uma alimentação saudável consise em um prato rico em proteínas, vitaminas e minerais. Abandonar o uso de produtos industrializados e investir no consumo de ingredientes naturais é um fator importante para garantir uma melhor qualidade de vida. Assim como os seres humanos, os animais também precisam de dieta balanceada para garantir uma vida saudável. 

O consumo de alimentos naturais, que são mais úmidos, é indicado por profissionais para evitar problemas renais nos cães e, principalmente, nos gatos. A ração seca conta com cerca de 11% de umidade, enquanto uma dieta preparada em casa apresenta cerca de 70% a 80% de água, o que é muito importante para a saúde dos rins e do trato urinário dos pets.  

A médica-veterinária Paloma Santana, que atua com clínica e nutrição de cães e gatos em Salvador e Região Metropolitana, trabalha com alimentação natural para pets há dois anos. Ela explicou ao BNews que a alimentação natural é feita com os ingredientes comuns da cozinha de casa, com várias ressalvas. “Utilizamos vegetais, fontes de proteína como carne bovina, suína, frango ou peixe, óleos e suplementos”. 

Paloma afirma que o consumo desses produtos naturais cresceu devido à conscientização dos tutores de que nutrição é eReprodução/Instagram @gaiacheetara ssencial para manter a saúde dos animais. “Nos últimos anos houve um aumento na preocupação sobre as melhores rações e principalmente sobre como se pode selecionar cada ingrediente, livre de aditivos, que compõe a alimentação natural”, explicou a médica. 

Como começar uma alimentação natural?

Segundo a especialista, para começar uma alimentação natural, o primeiro passo é realizar uma consulta com o médico-veterinário clínico para identificar se o animalzinho tem algum problema de saúde. Depois disso, a profissional explica que é necessário uma consulta com especialista em nutrição pet. “Se a alimentação natural for realizada de qualquer forma ou copiando receitas a chances do animal desenvolver deficiências nutricionais é muito grande”, afirmou. 

A médica veterinária afirma, ainda, que todas as raças de cães e gatos podem fazer uso da alimentação natural, estando saudável ou doente, desde que seja balanceada e prescrita por um especialista da área.

Leia também:

Conheça os sintomas da temida doença do carrapato que pode levar pets à morte

Cãolunista explica o porquê você não deve deixar seu cachorro sozinho durante as férias da família

Dono de gata monta varal para que vizinhos possam recuperar itens 'furtados' por sua gata

Já em relação a uma alimentação natural vegetariana ou vegana, a profissional ressalta que, apesar de haver algumas polêmicas em relação a essa introdução para animais carnívoros como os cães e gatos, existem médicos que formulam a dieta para os tutores que escolhem essa opção, visto que consumir alimentos que não têm origem animal não faz mal ao pet. No entanto, Paloma destaca que diversos estudos demonstram que a preferência alimentar desses bichinhos é a carne.

“Uma alimentação deve conter não apenas todos os nutrientes necessários, mas também respeitar as características de cada espécie. Por isso, não são todos os profissionais que formulam dieta vegana ou vegetariana para cães e gatos, mas quem trabalha com essa linha, faz uma dieta garantindo que não irá causar nenhum dano ao animal”, explicou.

Benefícios do consumo de alimentos naturais 

A alimentação natural, de acordo com Paloma, é sem conservantes, corantes e diversos outros aditivos. Além disso, esses alimentos são super palatáveis: “praticamente todo animal adora, além de poder variar a comida frequentemente, o que é ótimo para pets que enjoam da mesma refeição todos os dias”. 

Paloma argumenta que existem casos de animais que têm várias doenças simultâneas e, ao contrário da ração, que pode oferecer tratamento somente para uma doença, a alimentação natural pode ser formulada de várias formas para atender todas as demandas de saúde.

Além disso, alguns animais têm alergia a corantes e alguns conservantes, por exemplo, então, nesse caso, a melhor opção para ele é uma alimentação natural. É importante ressaltar, no entanto, que apenas os vegetais, proteínas, óleos e outros ingredientes da alimentação natural não são suficientes para suprir todos os minerais e vitaminas, por isso é necessário sempre ter um suplemento na dieta. 

“Esse suplemento é escolhido pelo profissional de acordo com a dieta de cada animal, e quando é interrompido por conta própria pelo tutor, pode levar a graves deficiências nutricionais”, ressaltou a médica à entrevista. O suplemento pode ser encapsulado ou formulado de outras maneiras mais aceitáveis pelo animal. 

A estudante de medicina veterinária Laís Silveira, de 27 anos, tutora de cachorrinho, o Bolota, um shih tzu de 8 anos, conta que seu filho de quatro patas sempre teve complicações de saúde relacionadas ao estômago, além de problemas de pele antes de fazer uso da alimentação natural. “Depois que ele largou a ração, a melhora foi muito grande”, relata.

Laís explica que por oferecer mais água para o animal, a alimentação natural fez com que o pêlo de Bolota ficasse melhor, além da pele e do intestino.

“Até as fezes ficaram menos fétidas do que quando ele comia ração. A urina também ficou mais limpa. Além disso, o apetite e qualidade de vida melhorou bastante”, explica.

“Sem dúvidas, se fosse para escolher o que é melhor para o animal, eu diria que é a alimentação natural, de acordo com a minha experiência. Mas cada caso é um caso”, declarou a mãe de Bolota ao explicar que seu único problema com a alimentação natural foi com a suplementação porque, com o tempo, seu cachorrinho não aceitava mais os suplementos em pó. 

Laís explica que tentou utilizar suplementos em cápsulas, mas o cachorro sempre vomitava. “Ficamos manejando a alimentação com dosagens das coisas que apareciam nos exames de sangue, se desse um potássio mais baixinho, por exemplo, dávamos mais banana para ele. Mas era mais difícil e quando ele chegou aos 8 anos de idade, nossa médica veterinária fez a transição para ração novamente para evitar deficiências metabólicas/endócrinas/nutricionais no futuro. Mas a melhor fase da vida de Bolota em termos de saúde foi com a alimentação natural”, garante.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp