BNews Pet

Projeto de lei prevê que veterinário deve comunicar maus-tratos de animais à polícia

Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF
Bnews - Divulgação Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF

Publicado em 09/06/2021, às 10h50   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (AL-MG) aprovou, nesta terça-feira (8), o Projeto de Lei (PL) 177/19, que estabelece a obrigatoriedade de os estabelecimentos veterinários comunicarem à Polícia Civil quando constatarem indícios de maus-tratos de animais.

O texto de autoria do deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB) foi aprovado em sessão extraordinária, em primeiro turno, e retorna para análise de segundo turno das comissões. A matéria já passou na forma do substitutivo n° 1 pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

O projeto aprovado acrescenta a obrigação à Lei 22.231, de 2016, que já tem o objetivo de combater os maus-tratos a animais. De acordo com a proposta, a notificação à Polícia Civil deverá conter: o nome e endereço do acompanhante do animal no momento do atendimento; e relatório do atendimento prestado, incluindo a espécie, raça e características físicas do animal, a descrição de sua situação de saúde na hora do atendimento e os procedimentos adotados.

Além disso, o texto prevê que o descumprimento por parte dos estabelecimentos veterinários pode levar o infrator às sanções previstas na mesma lei. 

Leia também
Tratar cão e gato como bebê ou criança é prejudicial para saúde dos pets
Cachorrinha perdida é resgatada perto de mar congelado na Rússia; veja vídeo
Moradora da Barra leva papagaio de estimação para passear todos os dias

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp