Polícia

Número de PMs assassinados na Bahia em 2021 já é quase a metade do registrado no ano passado

Alberto Maraux/SSP-BA
Maioria dos crimes acontece durante o dia de folga dos soldados   |   Bnews - Divulgação Alberto Maraux/SSP-BA

Publicado em 20/04/2021, às 10h50   Diego Vieira


FacebookTwitterWhatsApp

Morto a tiros durante uma perseguição a um suspeito de assalto, na manhã desta segunda-feira (19), no bairro do Cabula, em Salvador, o soldado da Polícia Militar, identificado como Leandro Cursino da Silva, foi o quinto PM assassinado na Bahia em 2021.

Segundo a polícia, Leandro foi atingido por disparo de arma de fogo após realizar uma abordagem a um suspeito de roubar uma motocicleta na localidade do Resgate. O PM chegou a ser levado para o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), mas não resistiu.

De acordo com a Polícia Militar, em apenas quatro meses deste ano, o número de PMs mortos já representa quase a metade de 2020, quando foi registrado o homicídio de 13 oficiais. Ainda segundo a corporação, a maioria dos crimes acontece durante o dia de folga dos soldados. Dos 13 que perderam a vida no ano passado, apenas um estava de serviço quando foi assassinado. Em quatro dos cinco casos que ocorreram neste ano, os agentes também não estavam trabalhando.

Questionada pela reportagem sobre as circustâncias dos fatos, a PM explicou através de nota que "se tratam de objeto de investigações conduzidas pela Polícia Civil".

Outro caso que chamou a atenção neste ano foi o do policial Wesley Soares, de 38 anos, que saiu da cidade de Itacaré durante um possível surto psicótico, e dirigiu até o Farol da Barra, em Salvador, onde foi morto após atirar contra os policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), que negociavam sua rendição.

Matérias relacionadas:

Policial militar é baleada durante troca de tiros no bairro de Santa Cruz em Salvador
Raio X do medo: Bahia tem pelo menos 79 PMs afastados das ruas por transtornos mentais

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp