Polícia

Decretada prisão preventiva de cinco denunciados por esquema de lavagem de dinheiro de facção criminosa

Divulgação/MP-BA
Os cinco foram denunciados à Justiça por ocultação e movimentação de dinheiro oriundo do tráfico de droga  |   Bnews - Divulgação Divulgação/MP-BA

Publicado em 05/04/2022, às 13h46 - Atualizado às 14h02   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Cinco pessoas acusadas de envolvimento em um esquema de lavagem de dinheiro de facção criminosa, em Salvador, foram presas nesta terça-feira (5). A prisão preventiva foi decretada pela Justiça a pedido do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais do Ministério Público estadual (Gaeco). Kléber Nóbrega Pereira (conhecido como “Kékeu”), Taise Conceição Oliveira, Emily Alves Santos, Magna Santos de Santana e Priciane Alves Santos foram denunciados por ocultação e movimentação de dinheiro oriundo do tráfico de drogas e também tiveram decretada a indisponibilidade de bens.

Leia mais:
Caso Jaguaripe: Investigada por morte de dono de pousada chega a Salvador

Mulher tem veículo roubado enquanto estacionava em restaurante no bairro da Graça; assista

A Justiça recebeu a denúncia do Ministério Público da Bahia (MP-BA) no último dia 7 de março e o sigilo do processo foi retirado nesta terça-feira. De acordo com as investigações do Gaeco, os denunciados teriam se organizado com a finalidade de ocultar e movimentar ilicitamente valores em favor deorganização criminosa que atua na capital e alguns municípios do interior do estado. Kléber Pereira seria um dos líderes da facção criminosa e teria se utilizado das demais integrantes do esquema para ocultar mais de R$ 1 milhão. “Ele ocultou a origem e a propriedade de valores e elas movimentaram o dinheiro”, afirma o Gaeco.

Ainda segundo as investigações, para manter o domínio do tráfico, Kléber teria ordenado a prática de crimes de extorsões mediante sequestro, inclusive com resultado morte, comandando as atividades comerciais relativas a entorpecentes, nomeando gerentes e utilizando laranjas, sobretudo mulheres, na movimentação financeira da organização criminosa, especialmente com contas bancárias de passagem, dentre outros delitos.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp