Polícia

Grupo de falsos parlamentares é investigado em operação por golpes no WhatsApp

Ilustrativa/PCDF/Divulgação
O coletivo fingiu ser 17 senadores e deputados para aplicar os golpes no WhatsApp  |   Bnews - Divulgação Ilustrativa/PCDF/Divulgação

Publicado em 27/02/2024, às 10h25   Pedro Moraes


FacebookTwitterWhatsApp

A operação “Alto Escalão 2” realizada contra um grupo com 17 falsos senadores e deputados foi deflagrada, nesta terça-feira (27), pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), contra um grupo que fingia ser 17 senadores e deputados para aplicar golpes em redes sociais. A ideia do grupo era clonar perfis de WhatsApp dos parlamentares para realizar fraudes eletrônicas.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

Policiais civis do Piauí (PCPI) e do Maranhão (PCMA) cumpriram oito mandados de busca e apreensão nas cidades de Timon (MA) e Teresina (PI), de acordo com informações divulgadas pela CNN. O principal objetivo, agora, é aprofundar as investigações e identificar os integrantes da organização criminosa.

Eles utilizavam as imagens dos políticos no perfil, entravam em contato com as vítimas e informavam que existia uma doação disponível. Todavia, com um suposto prazo que venceria em breve, os bandidos solicitavam um depósito para fazer o transporte dos bens.

A associação criminosa é integrada por um homem, de 26 anos de idade, e quatro mulheres, indicados como os responsáveis por contatar as vítimas. A investigação começou em junho de 2023, depois de alguns senadores vítimas terem procurado a delegacia para comunicar a prática de crimes usando os seus nomes. 

Confira a lista das vítimas do golpe:

Deputados:
André Janones, Avante-MG
Rogério Corrêa, PT-MG
Natalia Bonavides, PT-RN
Diego Andrade, PSD-MG

Senadores:
Humberto Costa, PT-PE
Paulo Paim, PT-RS
Teresa Leitão, PT-PE
Ana Paula Lobato, PSB-MA
Carlos Viana, Podemos-MG
Soraya Thronicke União-MS
Marcio Bittar, União-AC
Esperidião Amin, PP-SC
Luis Carlos Heinze, PP-RS
Marcelo Castro, MDB-PI
Vanderlan Cardoso, PSD-GO

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp