Polícia

Micareta de Feira: Reconhecimento facial ajuda a prender homicida e agressor de mulher em meia hora

Divulgação/SSP
Secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner disse que sistema de reconhecimento facial é eficaz  |   Bnews - Divulgação Divulgação/SSP

Publicado em 21/04/2023, às 07h13   Cadastrado por Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Um homicida e um homem com mandado por violência contra mulher acabaram flagrados pelas câmeras inteligentes do Sistema de Reconhecimento Facial, nas duas primeiras horas da Micareta de Feira de Santana.

Essa é a segunda vez que a ferramenta é empregada no maior carnaval fora de época da Bahia. Em 2019, a ferramenta contribuiu para a captura de 33 foragidos da Justiça. As informações são da Secretaria de Segurança Pública do Estado.

O homicida foi captado com mais de 95% de similaridade, ao passar por um dos Portais de Abordagem equipados com a tecnologia.

Cerca de meia hora depois, em outro ponto, um homem procurado por violência contra a mulher e ameaça acabou alcançado pelas equipes de rua após um alerta emitido pela ferramenta.

O secretário da Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, disse que há grande importância das câmeras para barrar o acesso de pessoas perigosas e que possam colocar em risco a tranquilidade dos foliões. "É um sistema eficaz, mais uma ferramenta empregada pela SSP para a proteção dos baianos e turistas que vierem à Micareta", declarou.

Os principais pontos do Circuito Maneca Ferreira são monitorados com o Sistema de Reconhecimento Facial. Foram montados mais 50 pontos de videomonitoramento, 20 deles com câmeras inteligentes.

Os oito Portais de Abordagem, principais acessos à festa, estão equipados com as ferramentas capazes de fazer análise dos rostos que ingressam no circuitos e apontar a presença de foragidos da Justiça.

Duas Plataformas de Observação Elevadas (POE) também foram estacionadas em pontos estratégicos.

O superintedente de Gestão Tecnológica e Organizacional da Secretaria da Segurança Pública, coronel Marcos Oliveira, lembrou que as informações da ferramenta serão transmitidas para as equipes em campo que estarão equipadas com a Terminais Móveis de Comunicação LTE.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp