Polícia

Policiais apreendem drogas, celulares e facas após revista em pavilhão

Reprodução
Ao todo, foram 24 objetos perfurocortantes, 30 celulares e quilos de drogas nas celas revistadas  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 27/02/2022, às 12h06 - Atualizado às 12h55   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Policiais da Colônia Penal de Simões Filho realizaram uma operação de revista geral em um dos pavilhões da unidade na última sexta-feira (25) e apreenderam materias como drogas, dezenas de facas, facões e celulares.

Ao todo, foram 24 objetos perfurocortantes, 30 celulares e quilos de drogas nas celas revistadas, além de balanças de precisão, e oito cadernos com anotações relacionadas ao tráfico de drogas.

Câmeras da unidade capturaram suspeitos arremessando pacotes para dentro do Estabelecimento Prisional, razão pela qual a direção da unidade prisional tem intensificado as ações de revista das celas.

A relação do material que foi apreendido foi informado ao juiz da Vara de Execução Penal e disponibilizado às equipes do setor de inteligência prisional para que sejam analisadas as informações e identificados os custodiados e outros envolvidos responsáveis por essas e outras ações criminosas em curso.

Presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado da Bahia (Sinsppeb), Reivon Pimentel afirma que a segurança no entorno das unidades prisionais é muito frágil e que cabe ao Governo do Estado tomar medidas para evitar a continuidade desse tipo de ações dentro das prisões da Bahia.

"Sem solucionar a fragilidade do policiamento do entorno dos estabelecimentos penais, todo o trabalho de retirar esses materiais do poder dos custodiados se torna infrutífero", apontou.

Leia mais: PM é atingido por tiro acidental em presídio da Mata Escura
Polícia apreende 18 celulares durante operação no presídio da Mata Escura

Segundo Pimentel, é importante ressaltar que, das regiões nordeste, norte e centro-oeste do país, a Bahia é o único Estado a não implementar a Polícia Penal e é um dos quatro Estados do país na mesma condição: "Vinte e três entes da federação já cumpriram o que impõe a Constituição inserindo a Polícia Penal em sua estrutura de segurança pública”, completou.

De acordo com dados sobre a População Carcerária do Estado da Bahia, disponibilizado pela Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP), a unidade conta com mais de 220 presos até fevereiro de 2022.

Na última semana, uma rebelião deixou pelo menos quatro detentos mortos na Penitenciária Lemos de Brito, em Salvador, na tarde deste domingo (20). Os detentos utilizaram armas brancas, além de uma arma de grosso calibre, para atirar contra os agentes do Complexo Penitenciário localizado no bairro da Mata Escura, em Salvador. 

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp